Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2009 - 09:15

Qualidade de softwares, desenvolvimento e testes

Nossa sociedade está a cada dia mais dependente da tecnologia. Podemos citar algumas áreas como: comunicações, segurança, transportes, entretenimentos, negócios e instituições financeiras para analisar a dimensão dos transtornos que podem ser causados por falhas em softwares, que trarão sérios comprometimentos na vida pós-moderna.

Vale relembrar um caso clássico do satélite da NASA, responsável por avaliar as condições climáticas de Marte, enviado em 1999 e perdido, por um simples problema de conversão de dados; erro que causou prejuízo estimado em US$ 125 milhões. O GartnerGroup, no ano de 2000, estimava que o custo de downtime de um sistema de missão crítica era em média US$ 100 mil por hora.

É visto que o mercado de software necessita de soluções para lidar com um problema real e cada vez mais pertinente, pois há muitos que não cumprem com o que se comprometem e causam sérios prejuízos, com um alto custo.

Independente da solução que uma empresa utilize, fica evidente que todo o processo de desenvolvimento de um software deve considerar a preocupação com a qualidade, pois o tamanho do prejuízo que uma falha pode causar é proporcional ao momento em que for detectado: quanto mais cedo, menor o impacto.

No desenvolvimento de sistemas de armazenamento de dados em rede conhecidos como Cloud Storage, o processo de desenvolvimento deve passar por uma criteriosa definição de escopo e o acompanhamento do desenvolvimento desde sua concepção até os testes de integração, com participação direta da diretoria de tecnologia e de produtos. Isso facilita a comunicação e ajuda a detectar desvios que poderiam causar erros.

Sistemas de Cloud Storage são desenhados para aproveitar possibilidades oferecidas por ambientes distribuídos, isso aumenta consideravelmente a complexidade do controle de qualidade, já que para montar ambientes de testes é necessário emular infraestruturas que contam com servidores Windows e Linux e vários desktops. Para esse fim, normalmente utiliza-se além dos computadores reais, appliances da VMWare.

Funcionalidades de software só devem ser implementadas após a escrita de testes e, só deve ser considerada finalizada, após a validação da execução deles. Ter uma equipe de desenvolvimento bem treinada e capacitada é essencial para conseguir entregar um produto de qualidade de forma coerente e constante a cada etapa do ciclo de desenvolvimento até o release final.

O valor de um software é medido quando ele executa exatamente o que se propõe e está sempre em evolução. Para isso, é essencial promover melhorias constantes nos processos, com testes e validações, pois a tecnologia que movimenta diversos setores não pode ser passível a falhas. Negócios e pessoas dependem demasiadamente desse atributo – a qualidade.

. Por: Fabio Gomes Ferreira, formado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista, especializado em Gestão de Projetos pela Unicamp e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pelo IBMEC. Atuou como consultor de sistemas participando de projetos nacionais e internacionais para empresas como o grupo Camargo Corrêa, Lucent Technologies, DPaschoal, Martins Atacadista e Caterpillar do Brasil.. Atualmente é diretor de Tecnologia da Nevoa Networks (www.nevoanetworks.com). | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira