Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2009 - 11:39

Olimpíada Iberoamericana de Química: Brasil conquista ouro em Cuba

Os estudantes Levindo José Garcia Quarto, Arthur Braga Reis, João Victor Caminha, de Fortaleza e Daniel Kakiuthi, de São Paulo representaram o Brasil na XIV Olimpíada Iberoamericana de Química, em Cuba, entre os dias 3 e 11 de outubro. Levindo José conquistou o primeiro lugar geral, trazendo a décima medalha de ouro para o país na competição.

Os outros três alunos também conquistaram medalhas: João Victor Rocha Magalhães Caminha e Daniel Kakiuthi conquistaram a de prata, enquanto Arthur Braga Reis conseguiu a medalha de bronze. Por equipe, o Brasil posicionou-se em primeiro lugar, com a maior pontuação geral, seguido por Argentina e México. A equipe foi chefiada pelo professor Sérgio Melo, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – projeto nacional de incentivo ao estudo de quimica por meio de competições escolares.

A olimpíada, direcionada para estudantes do ensino médio, foi organizada pela Universidad de La Habana. Além do Brasil, teve a participação de outros 13 países da comunidade iberoamericana: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Cada país participou com uma equipe de quatro alunos que foram avaliados em um exame prático e outro teórico.

Os estudantes que representaram o Brasil foram campeões da OBQ, que envolve 164 mil estudantes de ensino médio de todo o Brasil e que aconteceu no dia 19 de setembro. A competição é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), em parcerias com universidades, e há nove anos conta com o patrocínio da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira