Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2009 - 11:39

“Juruti Sustentável” da Alcoa ganha prêmio nacional de Comunicação

A conquista consagra estratégia empregada para apoiar a implantação de um grande empreendimento de mineração em plena Amazônia, buscando novos paradigmas de relacionamento com a comunidade.

O conjunto de ações de Comunicação da Mina de Bauxita de Juruti da Alcoa, no Oeste do Pará, colocado em prática diariamente para difundir o valor da sustentabilidade, foi vencedor nacional do Prêmio Aberje 2009, na categoria Comunicação de Ações de Sustentabilidade e Balanço Social. Os prêmios, já em sua 35ª. edição, foram entregues pela ABERJE-Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na tarde na última quinta-feira (8), em São Paulo-SP.

Todas as ações de Comunicação desenvolvidas têm como base o tripé Juruti Sustentável, desenhado pela Alcoa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas-FGV e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade-FUNBIO, visando a dar suporte para o desenvolvimento do município de forma ordenada e independente. O tripé é formado pelo Conselho Juruti Sustentável-CONJUS, que reúne 15 organizações locais – empresas privadas, órgãos públicos e ONGs – e funciona como um espaço de discussão sobre as demandas prioritárias do município; os Indicadores de Sustentabilidade, fatores que serão monitorados para mensurar e compreender o crescimento de Juruti e da região; e o Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS, que atua como braço financeiro do tripé, oferecendo recursos para projetos econômicos, sociais e ambientais pelo desenvolvimento local.

Entre os produtos que constituem a Comunicação da Alcoa com a comunidade de Juruti e região Oeste do Pará estão a Revista Juruti, publicada mensalmente desde 2006; o programa de rádio Sintonia, veiculado todos os sábados há mais de dois anos; uma newsletter institucional para dialogar com entidades parceiras; além de um amplo contato com a imprensa regional para divulgação das iniciativas de sustentabilidade da Alcoa, entre outras ações.

“Essa conquista fortalece ainda mais as nossas ações. Não adianta ter produto sem conteúdo e vice-versa, é necessário ser pró-ativo e ter transparência nas ações. Obter esse reconhecimento é uma prova de que as ações da Alcoa em Juruti são reais e conquistaram a credibilidade. Sem dúvida uma vitória a ser partilhada com todos que acreditam na seriedade do nosso projeto”, afirma Juana Galvão, superintendente de Sustentabilidade da Alcoa Mina de Juruti.

Já é a segunda vez que a nova unidade da Alcoa em Juruti conquista o Prêmio Aberje Brasil. Em 2008 a Companhia apresentou a Revista Juruti, que ganhou reconhecimento como melhor mídia impressa da comunicação empresarial brasileira; além disso, no ano passado o programa Sintonia conquistou o posto de melhor mídia audiovisual do Norte e Nordeste. O reconhecimento se deve principalmente ao intenso diálogo com as populações locais que a estratégia assegura e que constitui uma forte característica dos produtos de Comunicação da Alcoa em Juruti.

Além da zona urbana de Juruti, 55 comunidades da zona rural do município recebem a revista e o programa de rádio periodicamente, intensificando a circulação da informação em áreas de difícil acesso, onde se pode chegar apenas de lancha ou por estrada de terra batida. “Havia algumas comunidades que eu nem conhecia, coisa que eu só vim conhecer por meio da Revista”, conta Deonato Rodrigues, morador da comunidade Igarapé Açú. “Foi uma boa coisa que a Alcoa trouxe, até para que a gente possa conhecer o nosso município”, completa.

Uma equipe trabalha em Juruti para manter esse diálogo aberto todos os dias. “A região tem características únicas – longas distâncias, ausência de mídias tradicionais, públicos com baixa escolaridade– que precisam ser bem trabalhadas para que as ações de comunicação sejam eficazes. Não adianta importar modelos, é preciso entender a região e é isso que fazemos no Oeste do Pará”, ressalta Cleide Pinheiro, diretora da Temple, agência que atende a Alcoa em Juruti.

A Mina de Juruti entrou em operação no dia 15 de Setembro, data em que também foi entregue pelo Governo do Pará a Licença de Operação do empreendimento. A Comunicação com os públicos de interesse e o diálogo aberto com a comunidade local são requisitos básicos cumpridos diariamente pela Alcoa para a operação da mina.

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial.

Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Em 2007 foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [Site www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira