Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2009 - 11:45

Portos Belgas interessados em Rio Grande

O interesse dos portos belgas de Antuérpia e Ghent pelo Porto do Rio Grande foi reforçado durante visita da delegação empresarial brasileira a Bélgica, onde esteve presente o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A visita, realizada de 5 a 12 de outubro, teve como objetivo principal apresentar às comunidades empresariais de ambos os países suas vantagens comparativas para o estreitamento das relações econômico-comerciais bilaterais.

No primeiro dia (05/10), Branco participou do Fórum Empresarial: “Brasil e Bélgica - Novas Fronteiras de Negócios”, onde foram palestrantes o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito. Durante sua palestra o ministro enalteceu, por diversas vezes, para a plateia de 500 empresários os investimentos e a infraestrutura do Porto do Rio Grande, considerado pelo Governo Federal o segundo mais importante porto para o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro. Lembrou ainda da obra de aprofundamento do calado para 18 metros que está sendo realizada com a participação da empresa belga Jan de Nul.

Na terça-feira (06/10), o superintendente do porto rio-grandino visitou o porto de Ghent onde foi recebido pelo diretor, Dirk Becquart, que recentemente esteve visitando o Porto do Rio Grande. No mesmo dia, esteve no porto de Antuérpia, onde realizou um sobrevoo de helicóptero acompanhado do ministro Pedro Brito. Já na quarta-feira (07/10), Branco visitou o escritório e a área de Tecnologia da empresa Jan de Nul. No dia (08/10), participou de uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa (Belgalux).

De acordo com Branco, os portos de Antuérpia e Ghent mostraram especial interesse em ampliar relações comerciais com o porto do Rio Grande, destacando-se principalmente a área de granéis agrícolas, tendo em vista que o RS é forte no agronegócio. “Sentimos que o porto rio-grandino está despertando interesse internacional por seu grande volume de investimentos e por sua localização estratégica, reforçando a ideia de tornar-se o porto concentrador de cargas do Mercosul”, salientou Branco.

Bélgica - porta de entrada da Europa: O país está situado no coração da mais importante concentração de portos marítimos da Europa. Dentre eles, está os portos de Antuérpia e Ghent, que recebem cargas que vêm e vão para o Brasil. Os rios e canais da Bélgica possibilitam a ligação com todos os grandes portos da Europa, o que viabiliza o trânsito de mercadorias. Suas ferrovias estão ligadas a todas as capitais européias. Ao lado do aeroporto internacional de Zaventem se situa o maior centro de distribuição europeu, com ligação para a Inglaterra e para a Alemanha. As infraestruturas de transporte -aéreos, ferroviários, rodoviários e navegáveis - são de excelente qualidade. Razão pela qual as Regiões Valã e Flamenga têm capacidade para oferecer apoio logístico aos maiores mercados da Europa.

A missão, que encerrou no último dia 9, foi organizada pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a Belgalux.| Alan Bastos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira