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14/10/2009 - 12:58

Escolas públicas de Ensino Médio com bons resultados acreditam que maioria de seus alunos alcançará o ensino superior

Aponta pesquisa realizada pelo BID e MEC

Dados preliminares de pesquisa serão apresentados na Semana da Educação 2009, realizada pela Fundação Victor Civita

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Educação (MEC) estão desenvolvendo uma pesquisa que busca identificar práticas escolares no Ensino Médio associadas aos bons resultados dos alunos.

O estudo “Melhores práticas em escolas eficazes e redes de ensino médio no Brasil” busca ainda observar como as políticas públicas são percebidas pelas equipes escolares e como sua implantação nas redes apóiam ou impactam a gestão e as práticas pedagógicas.

Pesquisas similares têm sido feitas para escolas das redes municipais de Ensino Fundamental e esta é a primeira vez que se faz este tipo de análise em escolas e redes estaduais de Ensino Médio.

A pesquisa compreende 35 escolas públicas das redes de ensino dos estados do Acre, Ceará, São Paulo e Paraná. Para selecionar as escolas foi utilizado um índice similar ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e adaptado às características do Ensino Médio. O índice combina indicadores de baixa repetência e evasão escolar com bons resultados na aprendizagem dos alunos.

As escolas da amostra apresentaram resultados acima da média de seus Estados nestes indicadores. Além disso, a metodologia desenvolvida permitiu identificar a contribuição das escolas para estes resultados (efeito escola) e escolher as escolas que mais contribuem aos resultados de seus alunos (escolas eficazes).

Em uma primeira análise foi possível identificar um conjunto de boas práticas comuns às escolas dos quatro Estados. Entre elas, as instituições eficazes possuem objetivos claros e focados na aprendizagem dos alunos, e atingem seus objetivos por meio de planejamento compatível com as metas e responsabilidades compartilhadas pela equipe escolar.

O estudo revela quais mecanismos as escolas utilizam para diminuir as faltas de professores e alunos, otimizando o tempo escolar; e ainda, como as escolas conseguem gerar um alto senso de responsabilidade compartilhada entre professores e alunos por seus resultados. Todas as instituições analisadas acreditam que a maioria dos alunos continuará os estudos, chegando ao ensino superior.

Quanto às políticas públicas, a pesquisa identificou um conjunto comum de preocupações, como a questão do currículo, o uso das avaliações externas, a capacitação dos professores e suas carreiras, e o uso dos materiais didáticos. Estes aspectos estão sendo analisados para identificar como fortalecer a implantação das políticas e melhorar seu impacto sobre os resultados das escolas.

A apresentação dos resultados preliminares vai acontecer durante a Semana da Educação 2009, realizada pela Fundação Victor Civita em parceria com o Instituto Unibanco e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na ocasião, o Especialista em Educação do BID, Carlos Herrán, fará a apresentação. O resultado final da pesquisa será divulgado até fim do ano.

Semana da Educação 2009, dia 14 de outubro (quarta-feira), às 14 horas, no Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso Teatro do SESI, Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César, São Paulo, SP.

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