Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2009 - 10:12

Unicred Porto Alegre inaugura unidade do Projeto Pescar

A Unicred Porto Alegre, o Projeto Pescar e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) promovem na tarde do dia 15 de outubro (quinta-feira), a inauguração da unidade que capacitará 15 jovens no curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. “Examinamos várias instituições que existem na comunidade e o entendimento foi de que o Projeto Pescar é idôneo, contempla a questão da responsabilidade social empresarial, pela seriedade e tempo de mercado”, explica Maria Amélia Carlan, articuladora do projeto na Unicred .

A inauguração da unidade marca a iniciativa da cooperativa de crédito para profissionais graduados na área da saúde no investimento da responsabilidade social empresarial. As aulas iniciaram em primeiro de setembro e vão até junho de 2010. Os alunos têm entre 17 e 19 anos e estão em situação de baixa renda. Serão nove meses de curso e além de formá-los, “um grande desafio é inseri-los no mercado de trabalho. Está no escopo do projeto acompanhá-los por dois anos após o término das aulas”, diz Maria Amélia. A Cooperativa ainda oferece alimentação, transporte e seguro de vida aos participantes.

As aulas são compostas em 60% de temas de formação de cidadania e 40% de cognitiva, “que, pela nossa expertise, será formar jovens em serviços administrativos”. Vinte e seis colaboradores da Cooperativa já se inscreveram como voluntários do projeto e o diretor-presidente Léo Airton Trombka concedeu uma palestra sobre a história e ideais do cooperativismo.

Eduardo Soares, 18 anos, já concluiu o ensino médio, mora no bairro Nova Gleba na capital gaúcha e percebe no curso “uma grande oportunidade para crescer como pessoa e profissionalmente”. Ele quer cursar Administração de Empresas e já se inscreveu para prestar o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no próximo ano. “A cabeça dos jovens é muito ágil e quero ocupar a minha com conhecimento”, diz.

História da tecnologia social - Em 1976, o empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e presidente da Linck S.A., de Porto Alegre, teve uma ideia visionária de implantação de um sistema que, mais tarde, iria se tornar uma tecnologia social pioneira no Brasil. Nas dependências de sua própria empresa, abriu espaço para jovens em vulnerabilidade social aprenderem uma profissão. Surgia assim a primeira turma do Projeto Pescar com 15 jovens, que foram capacitados. Desde a criação, o projeto já formou mais de 13.770 estudantes, com empregabilidade que chega a 70%.

A Rede Pescar é composta hoje por 111 unidades, distribuídas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Brasília (DF). Conta também com oito unidades na Argentina e uma no Paraguai. Em cada um destes países foi criada uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a Tecnologia Pescar.

. [Inauguração da unidade do Projeto Pescar, dia 15 de outubro, às 16h, Av. Sertório, 1.988, portão 8, bairro Navegantes, Porto Alegre (RS)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira