Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2009 - 10:51

Macarrão: uma paixão mundial

Alimento é tão popular no mundo que ganhou há 14 anos data exclusiva para ser festejado: 25 de outubro

O macarrão é um alimento tão popular no mundo que ganhou, há 14 anos, uma data para ser festejado: 25 de outubro, Dia Mundial do Macarrão. O Brasil, que é o terceiro maior fabricante do mundo, ocupa a 12a posição no ranking mundial e a 5a colocação no ranking das Américas de consumo per capita, com 6,6 kg por habitante/ano. Os maiores consumidores per capita são Itália, com 28 kg por habitante/ano, e Venezuela, com 13 kg por habitante/ano.

De acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), o País tem um grande potencial para elevar o consumo de macarrão. Isso se deve à boa aceitação do produto nos lares brasileiros, ao preço baixo e às suas características nutricionais.

Segundo Cláudio Zanão, diretor presidente da Abima, o macarrão tem presença garantida na mesa do brasileiro, mas o que falta é fazer com que o consumidor prove outros formatos e novas combinações de massa alimentícia e molho. Só no Brasil são mais de 30 variedades. "A antiga receita dos tradicionais espaguete e fusilli com molho bolonhesa é deliciosa, mas acaba cansando", destaca.

Para aumentar o consumo de macarrão, a Abima tem promovido uma série de ações, entre as quais se destaca a primeira edição da "Rota 25 - Caminho do Macarrão" que, entre 17 e 31 de outubro, estará movimentando a capital paulista com a divulgação de pratos à base de macarrão. Dez importantes restaurantes de massas alimentícias de São Paulo estão participando e cada um desenvolveu uma receita exclusiva para o evento.

A iniciativa, criada para festejar o Dia Mundial do Macarrão, é um projeto piloto e a intenção dos organizadores é que ela passe a ser realizada em outros Estados a partir do próximo ano. O evento de São Paulo é patrocinado pela Adria, Barilla, Petybon e Renata.

O Dia Mundial do Macarrão foi criado durante o primeiro congresso mundial sobre o alimento, que reuniu os principais fabricantes do mundo em Roma, na Itália, em 1995. "Além de saboroso, macarrão é nutritivo e fácil de preparar. Ele também tem a ver com família e amigos reunidos em volta da mesa. É por isso que ele é uma paixão e faz a alegria de muita gente", destaca Cláudio Zanão.

Espaguetômetro - Pelo terceiro ano consecutivo, a Abima promove em conjunto com as empresas associadas, uma ação de marketing para divulgar o Dia Mundial do Macarrão ao público em geral e contribuir com o aumento do consumo per capita de massas alimentícias no Brasil.

A ação "Comprou, Ganhou" acontece no ponto de venda e, além de despertar o interesse do consumidor, tem o objetivo de fidelizar as marcas participantes. A empresa associada oferece um brinde com a sua logomarca na compra de pacotes de macarrão.

Com os resultados alcançados com Porta Retraio Imantado (2007) e Pegador de Macarrão (2008), os associados obtiveram um aumento de 25%, em média, no volume de vendas.

Tal crescimento motivou a Abima a buscar um brinde exclusivo para 2009, negociado e desenvolvido por fornecedor da CCA - Central de Compras Abima: o Espaguetômetro -utensílio que serve para medir a quantidade de espaguete que será preparada de acordo com o número de pessoas que se pretende servir.

Massas secas - O mercado brasileiro de massas alimentícias é representado por três categorias, as massas secas, do tipo espaguete, gravatinha e parafuso, representam 87% do consumo. O restante do setor é representado por 10% de massas instantâneas e 3% de massas frescas, do tipo ravióli e cappeletti.

A indústria brasileira produz 1,3 milhão de toneladas/ano, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos que produzem 3 milhões de toneladas e 2 milhões de toneladas, respectivamente. O setor, que no Brasil gera 25 mil empregos diretos, registrou em 2008 um faturamento de R$ 5 bilhões, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Nem mesmo a crise global, a dependência da importação de trigo e os reajustes no preço da matéria-prima sofridos nos últimos anos, afetaram a produção e o consumo no Brasil.

Devido à importante participação no mercado mundial de massas alimentícias, o País foi escolhido para ser a sede do IV World Pasta Congress, que acontece no Rio de Janeiro, em outubro de 2010.

Perfil da Abima - A Abima representa os fabricantes de massas alimentícias, pães industriais e bolos no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 85% do mercado nacional de macarrão e75% de pães industrializados. A entidade ainda atua como prestadora de serviços. Por meio de sua CCA - Central de Compras Abima, por exemplo, ela colaborou para redução de 20% no custo de produção de seus associados no ano passado, o que corresponde a R$ 2 milhões.

Outra preocupação da associação é com a desoneração fiscal da indústria de massas alimentícias e pães industrializados. Uma das propostas em tramitação é a isenção da contribuição do PIS/Cofins que hoje é de 9,25%. | www.abima.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira