Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 11:55

Acision apresenta soluções para maximizar a lucratividade com a banda larga móvel

São Paulo- A demanda por banda larga móvel tem apresentado índices constantes de crescimento, deixando de ser um serviço voltado apenas a usuários corporativos, para ser oferecido ao mercado de massa. Prova disso é que somente no Brasil, segundo pesquisa recente da consultoria Teleco, o acesso rápido à internet sem fio está disponível para 62,3% da população brasileira e pode ultrapassar os acessos fixos no país em 2011. Porém de acordo com levantamento da Acision, empresa líder mundial em serviços de mensagens, as operadoras móveis ainda não conseguem enxergar a real lucratividade do serviço.

A saída para isso é deixar de levar em consideração apenas o ARPU ou receita média por usuário e observar os lucros por megabyte o principal indicador de sucesso. Por outro lado, para maximizar esses lucros, as operadoras precisam otimizar os recursos de rede e backhall e administrar a qualidade da experiência em relação ao requerimento e pagamentos dos clientes, especialmente quando são considerados os níveis sem precedentes de tráfego de rede.

Para Rafael Steinhauser, presidente para América Latina da Acision, além de receitas de acesso, as operadoras têm ignorado, ou não têm sido capazes de comercializar, o potencial de fluxos de receita adicionais. “Elas têm a oportunidade de desenvolver um leque de serviços de valor agregado capaz de monetizar seus recursos exclusivos de mobilidade, combinando-os com recursos de rede e aplicativos. Estes serviços podem, claro, ser usados para diferenciação competitiva ao serem colocados gratuitamente à disposição dos usuários”.

“As operadoras de telefonia móvel têm de abandonar os modelos estáticos de precificação e criar ofertas de pacotes direcionados com valor agregado em troca de um prêmio. Assim, a chave é alavancar recursos exclusivos de mobilidade com ofertas dinâmicas direcionadas para segmentos específicos de usuários, aplicativos, pacotes, localizações ou tempo de uso. Tais ofertas direcionadas criam oportunidades de venda cruzada e persuasão de compra, gerando mais receitas e lucratividade para a operadora”, explica Steinhauser.

Diante desse cenário, o levantamento de mercado realizado pela Acision aponta que o sucesso da banda larga móvel irá depender do grau de criatividade e da coragem de direcionar ofertas das teles. "Esse é o desafio atual. Embora ainda não haja um modelo definido, é o momento de arriscar e apostar, porém sem abandonar os serviços de mensagens, uma vez que eles continuarão sendo altamente lucrativos e rentáveis por muitos anos”, conclui Steinhauser.

Desde a época das primeiras instalações de WAP, a Acision assumiu a dianteira no mercado de banda larga móvel e hoje a sua solução “Acision Broadband Mobility Suite” já está sendo utilizada por mais de 100 clientes em todo o mundo. Esta solução permite às operadoras aumentar seus lucros por megabyte, diminuindo a necessidade de investimento em capacidade de rede.| www.acision.com

Perfil: A Acision é a empresa líder mundial em serviços de mensagens, fornecendo soluções para comunicações para mais de 300 operadoras de redes e provedoras de serviços em todo o mundo. | www.acision.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira