Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 12:01

ATP já realiza testes para a Truncagem em seis bancos

A empresa está participando da fase de transição para a Truncagem de Cheques por Imagem.

A ATP já está realizando os testes para a Truncagem de Cheques por Imagem em seis bancos para os quais já realiza serviços de compensação. Conforme o calendário da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) para a implantação da Truncagem no Brasil, os bancos interessados em participar da fase de transição deveriam comunicar seu interesse até o último dia 29 de maio. Nesta fase, em que o modelo atual convive com a Truncagem, seis instituições escolheram a ATP para a realização dos testes.

A ATP, que já realizava o envio dos documentos físicos junto com o arquivo lógico, com os dados financeiros dos cheques à Câmara de Compensação do Banco do Brasil, passou a enviar também a imagem dos cheques, que em alguns meses deverá substituir a troca dos cheques físicos.

A participação na fase de transição não é obrigatória, mas deverá servir como período de adaptação e testes antes da fase avançada, em que a captura deverá ocorrer de forma centralizada ou na origem (boca de caixa das agências, autoatendimento e correspondentes não bancários).

Na fase avançada os bancos deverão realizar a Truncagem total, não haverá mais a troca dos documentos físicos, por isso é importante estarem prontos para o envio de imagens fidedignas dos cheques. As imagens deverão ser geradas de acordo com os padrões técnicos definidos pelo Manual da Febraban. O certificado da imagem, a assinatura digital e criptografia serão obrigatórios.

Com vários anos de experiência na área de processamento de documentos por imagem, a ATP possui sete soluções de captura descentralizadas, e oferece ainda a captura centralizada, de acordo com a arquitetura tecnológica de cada estabelecimento. As soluções da ATP podem ser implantadas na frente de caixa da agência bancária, na retaguarda da agência do banco, no autoatendimento da agência, na boca de caixa do varejo, na retaguarda do varejo, no autoatendimento do varejo e no correspondente não bancário.

Com a Truncagem de Cheques os bancos economizarão milhões em recursos, já que serão eliminados os gastos em logística para transporte e as fraudes, originadas em roubos de malotes.

A ATP é uma empresa especializada em prestação de serviços e soluções tecnológicas para o sistema financeiro, telecomunicações, concessionárias de serviços públicos e varejo. Maior instituição não bancária de processamento de documentos do país, a ATP é administradora da Rede Verde-Amarela (RVA), além de possuir uma Rede Própria de terminais de multisserviços compartilháveis para a área financeira e para diversos segmentos do varejo e da economia em geral.

Os terminais da Rede Própria ATP podem ser utilizados atualmente por clientes de 14 bancos que integram a Rede Verde-Amarela: Santander, Nossa Caixa, Banco do Nordeste, Banestes, BESC, Banpará, BEP, Banrisul, Banese, Lemon, BRB, Mercantil, Sicredi e Incentive House. A empresa também possui uma rede de Correspondentes no País (correspondentes não bancários), que se expande rapidamente. Atualmente são 3 mil terminais, instalados em 2.500 pontos, realizando em média 4,5 milhões de transações por mês.

A ATP está lançando sua solução para inclusão financeira - a Microagência Bancária – que, com baixo custo, pode ser operada por apenas um funcionário, realizando todas as operações possíveis em um agência. A empresa possui soluções para escaneamento de imagens, processamento de documentos e cheques, gerenciamento de arrecadação e pagamentos, microfilmagem, impressão eletrônica, correspondentes não bancários, auto-atendimento e até contact center e treinamento, se interligam e se complementam para oferecer ao cliente serviços integrais para todas as áreas de interesse. [ www.atp.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira