Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 12:01

Brasoftware e Microsoft implementam projeto para agilizar Website da Gol

Empresa aérea ganhou produtividade na atualização de conteúdo, tornando-se a única do Brasil a utilizar esta tecnologia em portal.

A Gol sempre tirou vantagem do amplo alcance da Internet, sendo a primeira a contar com a oferta de passagens online no Brasil. Atualmente, mais de 80% de seus clientes compram tickets pelo portal da companhia, o que corresponde à 70% de sua receita. O portal na Web é a mais importante ferramenta de marketing, comunicação interna e relações públicas, porém a empresa contava com alguns desafios.

Segundo a Gol, todas as operações eram realizadas de maneira burocrática, com chamados para a equipe de desenvolvimento, que necessitava de um sistema a parte para controle de tempo de resposta e posterior aprovação da agência. Esta metodologia retardava a disponibilização de promoções e anúncios, já que muitas vezes levavam até 14 dias para serem concretizados após a sua concepção.

Para reverter esse cenário, a Brasoftware instalou o Microsoft SharePoint Portal Server, ferramenta que atende a crescente necessidade por soluções de busca e atualização no ambiente corporativo. Além de permitir o gerenciamento de conteúdo e processos de maneira simples, a ferramenta proporciona grande agilidade e simplicidade no processo de alteração do conteúdo. "Envolvemos licenças do SharePoint 2007 e SQL para quatro servidores e o portal Voe Gol tornou-se o único no Brasil e o segundo no mundo a utilizar esta tecnologia", conta Giacomo Ortolan Neto, gerente de contas da Brasoftware. "A atuação direta da Microsoft foi de suma importância para o sucesso do projeto, principalmente na fase de implantação e stress testes do projeto", ressalta Giselma Becaro Silva, Coordenadora do PMO de TI, na época, gerente do projeto.

Com a solução, a empresa tem total flexibilidade em suas alterações e inclusões no site com acesso pré-definido pela área de Marketing, sem a necessidade da intervenção do departamento de tecnologia. A companhia reduziu para três dias o tempo que os profissionais de marketing levavam para publicar as grandes promoções e agora o marketing possui autonomia total para alterar banners e outras informações do site em questão de minutos, bastando passar pelo fluxo de aprovações definido pelo próprio marketing.

"Nosso maior objetivo neste projeto foi que a Gol tivesse maior produtividade. Hoje a Gol está preparada para receber mais de três mil acessos simultâneos em seu principal WebSite, o VoeGol", afirma Gustavo Bodra, analista responsável pelos portais da Gol. De acordo com a empresa, o projeto levou aproximadamente 12 meses para ser concluído e contou com treinamento de pessoal das áreas de Marketing e TI que envolveu 30 pessoas divididas entre administradores e publicadores.

"Nós experimentamos em primeira-mão os benefícios da solução de portal SharePoint com recursos de comunicação e colaboração. Vimos uma oportunidade para consolidar nossa Intranet e sites da Internet em uma mesma solução, tendo como benefício redução de custos com a infra-estrutura de portais e atendimento de demandas.", disse Gustavo.

Em novembro de 2008, a Gol lançou quatro campanhas de marketing em seu novo site e deu início a uma fase de maior agilidade e vantagem competitiva. "Antes, demoraríamos duas semanas para publicar quatro campanhas online", afirmou Renata Caovila Domingues. "Agora, com a solução de portal implementada pela Brasoftware, leva no máximo três dias. Ganhamos pelo menos 11 dias de vendas promocionais pela agilidade que agora temos em disponibilizar uma promoção no ar para nossos clientes", conclui.

Brasoftware - Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais revendedores de software do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel, Autodesk, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura. Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. Odebrecht, CyrelaTelefonica, Claro, TAM, ALCOA, Unibanco, Embraer e SKY são alguns dos clientes da empresa. [www.brasoftware.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira