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16/10/2009 - 12:06

Mercado de capitalização no Rio de Janeiro fatura R$ 668 milhões entre janeiro e agosto de 2009

Setor cresce 12% em relação ao mesmo período de 2008 e registra em agosto a marca de R$ 14,2 bilhões em reservas.

O mercado de títulos de capitalização mantém seu ritmo de expansão na economia brasileira. De acordo com a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), o faturamento acumulado do setor chega a R$ 6,4 bilhões até agosto deste ano. Este desempenho é 12% maior em relação ao mesmo período de 2008. A receita do oitavo mês de 2009 alcança R$ 889 milhões e as reservas somam R$ 14,2 bilhões, alta de 11% em relação ao ano passado.

Em agosto, no estado do Rio de Janeiro, o setor atingiu o faturamento de R$ 99 milhões. No acumulado de janeiro a agosto, a receita no estado atinge R$ 668 milhões. No ranking de desempenho nacional de faturamento o Rio de Janeiro ocupa o 2º lugar na colocação, com 10% de representatividade do mercado.

Segundo Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Federação, que reúne as 11 companhias atuantes no setor, o consumidor tem investido cada vez mais em títulos de capitalização como opção para poupar a médio e longo prazo. “Temos crescido a cada mês, somente em agosto tivemos um faturamento de R$ 889 milhões. Isso mostra não só o crescimento do setor, mas também que a satisfação dos clientes com o produto se mantém”, ressalta o executivo.

Na classificação nacional, São Paulo corresponde a 36,6% do setor, com R$ 2,3 bilhões de receita até agosto. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição com a fatia de 10,3% do mercado e R$ 668 milhões faturados, e Minas Gerais detém 8,9% do segmento e totaliza R$ 573 milhões, o que garante a terceira colocação ao estado.

FenaCap: Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativa de poupar dinheiro. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalhos desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) - órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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