Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 12:21

Coleta de sementes é alternativa para driblar escassez de peixes

Projeto desenvolvido pela BERACA ganhou prêmio de desenvolvimento sustentável conferido pela ONU por promover o extrativismo consciente da andiroba e ser alternativa à pesca.

São Paulo – Os pescadores de Salvaterra (PA), na Ilha do Marajó, tinham como principal e única fonte de renda a pesca. Com isso, costumavam passar por situações difíceis nos meses de cheia, quando os peixes migram para outros lugares e tornam-se escassos na região.

Contudo, este cenário começou a mudar há oito anos. Isto porque a BERACA, empresa nacional com mais de 50 anos de atuação que fornece ingredientes naturais às indústrias cosméticas, os ajudou a organizar uma cooperativa para coletar sementes de ucuuba, pracaxi e andiroba. “As águas entram nas florestas alagadas e trazem as sementes para as praias. Essa ação ajuda na renda extra das famílias que antes não tinham outra alternativa”, afirma João Matos, gerente de biodiversidade da BERACA.

Segundo a presidente da Coopemaflima (Cooperativa dos Produtores Extrativistas Marinhos e Florestais da Ilha do Marajó), Maria das Dores Conceição Neve, anteriormente a atividade era outra. “Na cheia, a gente pegava caranguejo, fazia carvão. Não tinha do que sobreviver. Hoje quando pára o peixe, pegamos os frutos”. Atualmente, a cooperativa conta com 26 pessoas, mas até 400 se beneficiam do projeto, uma vez que nem todos que vendem as sementes para a BERACA fazem parte da cooperativa.

O valor médio que cada família consegue durante a safra de sementes, que dura em média três meses, gira entre 1 e 3 salários mínimos, conta Matos. E a quantidade por eles coletada já chegou a 500 toneladas. “Se a renda obtida pode não parecer alta para nós, ela é essencial para os moradores das 16 comunidades participantes”, diz Maria das Dores. “Aqui tem famílias com dez, oito pessoas”.

Para a presidente da Coopeflima, antes era comum que os pés de andiroba fossem cortados. “Agora, estamos fazendo uma campanha contra isso. Conversamos com as pessoas e dizemos que mesmo onde a árvore já está caindo, se derrubar é para plantar outra no lugar”.

Este trabalho de organização da comunidade para a extração de sementes, especificamente da andiroba, está retratado no projeto “Uso sustentável das sementes da Amazônia” – vencedor, em 2009, do SEED Awards de Empreendedorismo em Desenvolvimento Sustentável, prêmio criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em reconhecimento a projetos inovadores e ambientalmente responsáveis.

Perfil: A BERACA é uma empresa genuinamente brasileira e com mais de 50 anos de atuação em diferentes segmentos. Oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies.

É considerada hoje uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país. Em 2009, venceu o SEED Awards, prêmio de Empreendedorismo em Desenvolvimento Sustentável conferido pela ONU.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira