Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 13:06

Indústrias de Ubá mais competitivas

Sebrae-MG elabora estratégias para o polo moveleiro.

O projeto do Sebrae-MG para reforço da competitividade no Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis de Ubá e região apontou que as indústrias devem traçar novas estratégias em design, pontos-de-venda, logística e produção. O objetivo é aumentar participação no mercado e fortalecer contra a concorrência nacional e internacional.

Para chegar a essa conclusão, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness – especialista na elaboração de estratégias para APLs -, realizaram estudos sobre hábitos de consumo mundiais e principais modificações nos polos fabricantes de móveis na Europa.

De acordo com o estudo, os consumidores atuais utilizam os móveis em menores períodos, exigem entrega rápida e design a preços baixos. Atualmente, o polo de Ubá produz móveis básicos, com pouco valor agregado. Polos internacionais, como o de Toledo na Espanha, que não se adequaram aos novos padrões de consumo, entraram em decadência.

Estratégias sugeridas.: Ponto-de-venda - Pela proposta do Sebrae-MG, as fábricas de Ubá devem se aproximar dos consumidores, colocar equipes no pontos-de-venda e utilizar as informações obtidas no mercado para fabricar produtos que atendam os desejos dos compradores. A criação de redes de loja do pólo até jan/2011 é uma das metas do projeto.

Gestão de produtos: Capacitação das indústrias ou apoio na criação de um departamento de desenvolvimento de produtos. Aplicação do design na criação e adaptação dos móveis. Redução de mix de produtos e contratação de escritórios de design para consultoria nas empresas.

Produção - As empresas serão capacitadas para reduzir custos e produzir com rapidez. Será desenvolvido sistema integrado de gestão da produção que vai controlar a evolução de vendas e pedidos, gerenciar estoque, compras de fornecedores, produção e embalagens.

Desenvolvimento de fornecedores avançados - Pequenas indústrias do polo de Ubá serão incentivadas a se transformar em fornecedores de produtos e componentes das maiores empresas. Atualmente, a maioria das fábricas vende diretamente para as lojas. Indústrias de pequeno porte se especializarão no fornecimento de componentes e peças.

Logística - Esta ação vai profissionalizar a logística do APL. As empresas deverão contratar uma cooperativa de transporte. Toda produção será concentrada em um único depósito na cidade de Ubá. Em parceria com um distribuidor privado, será criada uma rota de distribuição para São Paulo. As empresas de Ubá terão benefícios como rotas regulares, qualidade no serviço, custo competitivo e incorporação de autônomos.

Execução das ações - O diretor de Operações do Sebrae-MG, Matheus Cotta de Carvalho, lembra que as empresas terão papel fundamental na implementação do projeto. "Todas as ações foram definidas com a participação dos empresários, que podem participar de qualquer ação proposta. O projeto possui rumo claro, com base no que está acontecendo no mundo", afirma Matheus.

O empresário Silber Silveira, diretor da Móveis Parma, disse que "está na hora do polo se fortificar e unir. Nossos concorrentes não estão na cidade, são os outros polos. Na Itália, até os pés das cadeiras são produzidos em fábricas diferentes", ressalta.

Michel Pires, proprietário da Modecor, acredita que o projeto vai tornar as empresas mais competitivas. "Na minha fábrica, 20% do espaço é destinado ao estoque. Desta forma, temos que construir grandes galpões e aumentar nosso custo de produção. Temos que colocar este planejamento em prática".

O cronograma do projeto para o pólo de Ubá está disponível no site [www.competitividademoveisuba.com.br.] Todas as ações terão início em outubro de 2009. Algumas estratégias vão até o final de 2011.

O projeto para reforço da competitividade é realizado pelo Sebrae-MG e apoiado pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá (Intersind), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e governo de Minas Gerais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira