Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 13:11

Seminário debate proteção de marcas e patentes em Pernambuco

O encontro sobre acontece no auditório da FIEPE, no Recife, dia 22 de outubro.

Empresários, gestores públicos e especialistas em propriedade intelectual se reúnem no próximo dia 22 de outubro, no Recife, para o seminário “Marcas & Patentes como ferramenta de negócios inovadores em Pernambuco”. O evento promovido pelo escritório Daniel Advogados tem como objetivo apresentar os benefícios da inovação e da proteção legal para a segurança de negócios envolvendo inventos, modelos de utilidade, marcas e desenhos industriais.

O seminário, voltado para diretores e gerentes corporativos de empresas, acontecerá no auditório Antonio Carlos de Menezes, na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Entre os temas abordados estão a Lei Estadual de Inovação Tecnológica, o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe) e a gestão da propriedade intelectual como alavanca para a competitividade. Também serão apresentados dois cases, contando como as empresas pernambucanas Serttel e D’Accord implementaram negócios inovadores.

Entre os palestrantes estão Luciana Santos, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA); Diana de Mello Jungmann, gerente de Desenvolvimento Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi; Rodrigo Bonan, advogado especializado em Propriedade Intelectual (PI); Alberto van Drunen, diretor de Tecnologia da Serttel; e Américo Amorim, diretor-executivo da D´Accord.

De acordo com Luciana Santos, a lei de inovação de Pernambuco, sancionada em dezembro de 2008, está ancorada nos incentivos concedidos para ampliar a base científica, tecnológica e de inovação do Estado. “Quanto mais as empresas inovam, mais elas se mantêm competitivas. O resultado para a sociedade é a geração de mais empregos e arrecadação. Este instrumento foi um salto para Pernambuco”, avalia a secretária, que fará a palestra de abertura.

No último mês de julho, 44 empresas pernambucanas foram beneficiadas para executarem seus projetos com recursos não-reembolsáveis, através do Edital Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção a Micro e Pequenas Empresas – Pappe Subvenção, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Para o advogado Rodrigo Bonan, os empresários brasileiros devem se preocupar em proteger seus ativos de propriedade intelectual. “Grandes companhias têm atuado em todos os continentes e, não raro, há necessidade de o titular de marcas ou mesmo de patentes ter que ingressar com medidas judiciais na própria jurisdição local para manter ou recuperar o seu direito de propriedade e de uso exclusivo”, destaca Bonan, que falará sobre os caminhos para se obter registro e proteção dos ativos intelectuais. “A segurança jurídica respalda a inovação do início ao fim do processo, quando vira produto’’, resume o especialista. * [O seminário é voltado para os setores da Indústria e tem inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira