Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 13:12

Gastos com a corrosão podem ser reduzidos

Revestimentos anticorrosivos de alto desempenho oferecem a melhor relação custo-benefício.

Estudos no meio ambiente industrial (interno) nas usinas de açúcar e álcool revelam que seus equipamentos necessitam ser dimensionados para resistir à corrosão por substâncias de caráter nitidamente ácidas, ou seja, o caldo de cana, o melaço, o mosto, o vinhoto e o próprio álcool.

Ao se fazer uma análise do meio ambiente externo, podemos observar que muitas usinas e destilarias no Brasil encontram-se nas zonas rurais, o que pode induzir à idéia de corrosão atmosférica muito fraca, o que não é verídico, tendo em vista que a cana-de-açúcar não se desenvolve em regiões áridas de baixo índice anual de chuvas, onde realmente as taxas de corrosão são muito pequenas. A umidade é fundamental para a produtividade de cana-de-açúcar, com isso, seu cultivo localiza-se em regiões com período chuvoso e quente de cerca de seis meses por ano. E é no período mais chuvoso que o processo de corrosão se estabelece em maior proporção.

Uma vez estabelecido o processo corrosivo, é engano julgar que, com o passar do tempo, a camada de corrosão inicial interromperá o seu processo. Na realidade, formam-se pequenas áreas de concentração de corrosão, as quais progridem inexoravelmente, cavando continuamente o aço até o aparecimento de furos nas estruturas, chaparias ou tubulações, obrigando muitas vezes a realização de paradas de emergência para substituições e manutenções, fato este comumente observado em indústrias que não reservam a devida atenção ao tratamento e combate à corrosão.

Estima-se que no Brasil os gastos com a corrosão correspondem a mais de 3% do PIB e nas indústrias mais sujeitas às ações corrosivas, como por exemplo, a indústria sucroalcooleira, este percentual pode ser ainda maior em função de seu custo-benefício.

De acordo com Robson Cristiano Niering, coordenador de marketing da RESINAR Materiais Compostos, este fato é o pano de fundo de todas as pesquisas e desenvolvimentos realizados pela companhia. “Sabemos que os gastos com as manutenções são enormes, o que nos faz trabalhar de forma estratégica para nossos clientes. Oferecemos alto valor agregado, desenvolvendo constantemente revestimentos anticorrosivos que atendem de forma específica, cada uma das necessidades da indústria de açúcar e álcool, garantindo a melhor relação custo-benefício do mercado, resultado de grandes investimentos em novas tecnologias. Os clientes buscam uma solução completa e definitiva para o seu problema de corrosão, e é nesse ponto que a RESINAR se destaca no mercado nacional”, salienta Robson.

Com mais de 17 anos de experiência no segmento anticorrosivo, a RESINAR Materiais Compostos possui um parque industrial moderno onde seus produtos são fabricados de forma personalizada, atendendo normas rígidas de qualidade, certificada ISO-9001:2000, superando assim as expectativas de cada cliente, garantindo total eficácia no combate à corrosão. [www.resinar.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira