Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 13:16

Ecopur VAR ® da Dürr reduz os custos de energia na BASF Orgamol


Bietigheim – Bissingen - Na empresa BASF Orgamol, na cidade francesa de Saint-Vulbas a tecnolologia ambiental da Dürr garante redução de custo. O sistema térmico de exaustão de ar do tipo Ecopure® VAR recupera grande parte do calor residual, reduzindo com isso o consumo de energia.

Sistemas Ecopur VAR operam mundialmente em indústrias químicas e farmacêuticas. Eles são adequados especialmente para a limpeza de resíduos explosivos e para a eliminação de resíduos líquidos. Com isso a Divisão Ambiental e de Sistemas de Energia da Dürr (EES - Environmental and Energy Systems) combina diferentes processos -térmicos, de absorção e de adsorção, tais como combustão, utilização de calor e limpeza dos gases de combustão - em uma única instalação.

Na filial de Saint-Vulbas, a BASF Orgamol Pharma Solutions SAS produz matérias-primas para o processamento de produtos farmacêuticos. Os gases de escape passíveis de explosão e os resíduos líquidos que provêem disso, contêm entre outros, hidrocarbonetos halogenados, compostos de enxofre e nitrogênio.

Dürr EES forneceu, como empreiteiro geral, um System Ecopur VAR ®, que consiste de cinco componentes: uma alimentação para diferentes gases de escape e resíduos líquidos que correspondem a todas as exigências de segurança técnica, uma câmara de combustão, um sistema SNCR (Redução Não Catalítica Seletiva) para a redução de óxidos de nitrogênio, uma caldeira de recuperação de calor, assim como um sistema de lavagem para a limpeza dos compostos inorgânicos de halogênio e de enxofre dos gases de combustão.

Com a caldeira, uma grande parte do calor residual proveniente da câmara de combustão pode ser recuperada – isso leva a uma redução dos custos de energia. O sistema de limpeza dos gases de combustão de múltiplos estágios garante o cumprimento seguro dos limites de emissão. Também eventuais resíduos líquidos não precisam mais ser onerosa e separadamente eliminados.

Com a instalação concluída em 2008 a BASF Orgamol encontra-se entre as grandes empresas com tecnologia de última geração. A Dürr já instalou esta tecnologia sofisticada na Boehringer Ingelheim KG, um grande grupo suíço do setor químico, na Espanha e em muitos outros clientes da indústria química.

Atualmente a Dürr constrói um outro Sistema VAR para a empresa DSM Fine Chemicals Austria (DFCA), que pertence ao grupo holandês DSM, com uma unidade de produção no Parque Químico Linz e um estabelecimento comercial em Viena. As principais competências das empresas estão no desenvolvimento de processsos e produtos químicos, assim como na produção de produtos intermediários para a indústria química e produtos fitofarmacêuticos. A direção estratégica concentra-se na produção de insumos farmaceuticos ativos, assim como produtos agrários. A DFCA opera oito unidades de produção em Linz e emprega, nas duas localidades, um total de cerca de 950 funcionários.

A Dürr é um grupo de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 85% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovadora nas áreas de produção e meio ambiente. O Grupo Dürr atua no mercado em duas áreas empresariais: Pintura e desenvolvimento de sistemas e, sistemas de medição e de processos. Na área de pintura e desenvolvimento de sistemas o Grupo oferece tecnologia de produção e pintura; principalmente para carrocerias de automóveis e na área de sistemas de medição e de processos, fornece equipamentos e sistemas que são aplicados, entre outros, na construção de motores e de caixas de transmissão e na montagem final de veículos. A Dürr está presente em 45 localidades, situadas em 20 países. No ano de 2008 a empresa, com cerca de 6.100 funcionários, alcançou um volume de vendas de 1,6 bilhão de Euros. [ Site: www.durr.com] | Inêz Hiltrop/Tema [ Foto: Sistema térmico de exaustão de ar (VAR) BASF Orgamol ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira