Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2009 - 14:02

Mercado de pré-fabricados em alta

Com PAC, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, país cria um contexto positivo inédito para o mercado da construção. Empresas de pré-fabricados se preparam para atender demandas de infraestrutura esportiva e aparelhamento urbano

Desde que foi anunciada a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, o que já era bom ficou melhor para as empresas do ramo da construção. Se o PAC e a Copa do Mundo de 2014 já renderam motivos de sobra para investimentos no setor, as Olimpíadas no Rio de Janeiro confirmaram a maré favorável. Empresas de ponta como a Premo, maior indústria de pré-fabricados de Minas Gerais e uma das quatro maiores do Brasil, já se preparam, de olho nas licitações para as obras de infraestrutura esportiva e urbana que vêm por aí. Para o presidente da empresa, o momento é de celebração sim, mas, sobretudo, de preparação para atender com eficiência as demandas que vão surgir.

Não é por acaso que Hélio Cavalcanti do Vale Dourado, presidente da Premo e do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas (Siprocimg), estima que o setor deva crescer 20% ao ano de agora até 2016, em Minas. “A indústria do cimento é a ponta da cadeia produtiva da construção. Fabricamos matéria-prima. Se tem obra, tem concreto e isso cria ótimas expectativas de crescimento para o setor”, comemora o presidente.

Com a expertise de quem atuou, em 2006, na construção da Vila do Pan, Dourado ressalta que, desta vez, a expectativa é ainda maior. “Poucas vezes o segmento da construção observou oportunidades de demanda tão significativas. E poucas foram as oportunidades que o país teve de investir recursos dessa ordem em obras de infraestrutura definitiva, como pontes, túneis, viadutos e estradas, por exemplo. Se alguém duvida, basta conferir o que foi realizado em cidades como Atlanta, Barcelona e Pequim”, conclui.

Mas é preciso ficar atento para não transformar as oportunidades em grandes ameaças. “A cadeia produtiva da construção precisa se preparar para atender com eficiência as demandas que estão por vir. Na Premo, também apostamos nisso. Quando chegar a hora, queremos estar prontos para aproveitar as oportunidades”, diz o presidente.

Vantagens competitivas - As razões para o otimismo de Dourado vão além. De acordo com ele, as soluções construtivas que sua empresa oferece apresentam diferenciais competitivos adequados ao contexto e que potencializam as chances de participar tanto nas obras de infraestrutura esportiva quanto nas de aparelhamento urbano. “Uma das vantagens de se trabalhar com concreto pré-fabricado é que é possível programar os custos da obra, sem o risco de ter que ampliar o orçamento no meio do caminho”, explica.

Segundo ele, outras vantagens dos pré-moldados são: rapidez na construção e montagem dos empreendimentos; durabilidade e resistência do material; custo/benefício mais eficiente em relação a outros sistemas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira