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17/10/2009 - 10:09

Getronics lança Laboratório de Serviços Avançados (LSA) para ampliar oferta ao mercado de telecomunicações

Nova unidade de serviços é a expansão do SuperLab, braço de serviços de testes e interoperabilidade da Getronics; com o LSA empresa passa a oferecer serviços de reparo de sistemas “core” de telecomunicação fixa e celular; profissionais desta área destacam-se por seu conhecimento em tecnologia Cisco, 3COM, Scientific Atlanta, Tandberg, Ericsson, Nokia e Siemens, entre vários fornecedores.

São Paulo– A Getronics, empresa integradora de soluções de TI e Comunicação (ICT), anuncia, durante o FutureCom 2009 – evento que acontece em São Paulo entre os dias 13 e 16 de outubro – a consolidação de sua presença no mercado de serviços de telecomunicações. “A partir de agora, nosso portfólio foi ampliado e passamos a contar, em nosso ecossistema, com o Laboratório de Serviços Avançados Getronics”, afirma Paulo Pichini, Presidente Getronics América Latina & Brasil. “O LSA é um centro de excelência que se destaca por sua expertise em análises técnicas que passam por testes de interoperabilidade e pelo reparo de equipamentos como sistemas de satélite, rádio digital, áudio, vídeo e comunicação móvel”. O LSA é parceiro de negócios de grandes fornecedores do mercado de telecomunicações como Cisco, 3Com, Scientific Atlanta, Tandberg, Ericsson, Nokia, Siemens, Harris, Comtech e Viasat, entre outros.

Segundo Pichini, o LSA deve trazer para a empresa um crescimento, ainda em 2009, de cerca de 7%. Num primeiro momento, a Getronics irá atender somente empresas instaladas no Brasil. “A partir do próximo ano, esperamos ampliar esta oferta, levando a expertise do nosso time para outras corporações instaladas na América do Sul”.

História de sucessos - Incorporado às operações Getronics no primeiro semestre de 2009, o Laboratório de Serviços Avançados é uma extensão do Getronics SuperLab, braço de serviços de testes e interoperabilidade da Getronics. “A partir de agora, nossa oferta inclui serviços de reparo de equipamentos core de telecomunicações”, detalha Marcelo Zanoni, diretor de serviços da Getronics. O LSA foi fundado em 1990 em meio à reserva de mercado. À época pertencente à Victori/Vicom, teve como seu primeiro desafio adquirir e desenvolver tecnologia VSAT para manter e suportar a primeira rede desta tecnologia no país. Rapidamente o LSA passou a ser reconhecido como um centro de excelência em reparo de equipamentos de rádio freqüência em segmentos como satélite, rádio digital, áudio e vídeo e wireless. “Além de manter o foco em soluções avançadas de rádio freqüência, o LSA irá atuar de forma significativa na área de redes de comunicação, setor em que a Getronics há muito tempo se destaca com empresa de ponta”, diz Zanoni. Trata-se de uma evolução natural. “Somos muito conhecidos por nossa expertise em projetar, implementar e gerenciar remotamente grandes ambientes corporativos; a partir de agora, iremos nos responsabilizar, também, por serviços ligados a testes e reparo de equipamentos de telecomunicações”.

Além de trabalhar para operadoras de telecomunicações, o LSA atende corporações usuárias de soluções de ICT; o Laboratório é, também, um dos principais provedores de serviços de reparos de grandes fornecedores de equipamentos de telecomunicações, “Este último mercado é um dos mais estratégicos para nós”, ressalta Zanoni. “Hoje, todos os grandes fornecedores de equipamentos de telecomunicações contam com uma área de serviços; nosso laboratório está plenamente integrado a este universo”. O LSA atua fortemente, também, na área de equipamentos para operadoras de telefonia celular. “Contamos, ainda, com uma presença forte no universo de TV a Cabo”.

Profissionais vindos do fornecedor do sistema de telecomunicações - Instalado em Campinas, São Paulo, o Laboratório Getronics conta com 40 profissionais – engenheiros e técnicos treinados e certificados nas tecnologias de líderes do mercado de telecomunicações. “No caso da Harris e da Stratex (antiga DMC), por exemplo, nosso time veio diretamente do fornecedor; quando essas empresas resolveram fechar suas fábricas no Brasil, o Laboratório Getronics absorveu este pessoal; hoje, nosso time é reconhecidamente o mais experiente nestas plataformas em todo o país”, ressalta João Mendonça, gerente do LSA. “Atuamos em projetos estratégicos da área militar, inclusive ligados à segurança nacional”. A ênfase em renovação técnica, porém, perpassa toda a equipe. “Comtech, Advantech, CPI, Radyne, Anacom e Viasat são algumas das plataformas do segmento de comunicação via satélite que também conhecemos a fundo”.

Reengenharia de equipamentos - Em todos os segmentos, é o conhecimento técnico e os processos de trabalho do Laboratório Getronics que fazem a diferença. “Somos um dos poucos laboratórios fora do Hemisfério Norte que consegue realizar a reengenharia de equipamentos não mais atendidos pelos planos de suporte dos fornecedores; houve casos em que chegamos a projetar e fabricar circuitos essenciais para o funcionamento do sistema que precisava de reparos”.

Para chegar a resultados como estes, a Getronics segue investindo em pessoas e em processos. “Nossa meta é, por meio de processos impecáveis e automatizados, realizar testes de interoperabilidade ou análises técnicas de equipamentos com falhas para, em tempo recorde, ajudar nosso cliente a chegar à melhor solução para sua área de comunicação e para seus negócios”.

Estoque de peças e componentes - O fato do LSA contar com estoque de peças e componentes garante que o cliente será atendido em todas as suas necessidades. “Outros laboratórios da área de telecomunicações precisam enviar para fora do Brasil o equipamento que será testado ou reparado; nós encontramos em nossa própria casa toda a expertise técnica e todos os insumos que precisamos”, detalha Mendonça. Além da agilidade de atendimento e do domínio técnico, o LSA destaca-se pelo compromisso com a qualidade de serviço no ambiente de trabalho do cliente. “A análise técnica bem feita – seja para testar a interoperabilidade entre equipamentos, seja para detectar uma falha e corrigi-la – é o que determina se a inserção do sistema no cliente será ou não bem sucedida”, ensina Mendonça. Segundo o executivo, a metodologia do laboratório garante que não haverá retrabalho – ou seja, que o equipamento analisado ou reparado estará, de fato, alinhado com o que se espera dele “A equação vencedora alia tempo, custo e expertise para atender o cliente de uma vez por todas, garantindo a qualidade de serviço tanto na área técnica como no suporte aos negócios”, diz Mendonça.

Getronics - Com faturamento global de 1,9 Bilhão de Euros e cerca de 14.300 funcionários, a Getronics é líder em serviços de ICT (TI e Comunicação) no mundo e a maior provedora de serviços de ICT em Benelux (região que reúne Bélgica, Holanda e Luxemburgo). Com grande expertise em serviços de gerenciamento de ambiente de trabalho, data center, hosting e consultoria, a Getronics trabalha para que as equipes de grandes corporações avancem para o futuro por meio do poder da informação. Para atingir esta meta, a Getronics oferece um portfólio de serviços integrados de ICT para o segmento corporativo; os profissionais Getronics atuam a partir do modelo Global Service Delivery, totalmente baseado nas melhores práticas do mercado. Desde 23 de outubro de 2007, a Getronics é parte da KPN, o maior provedor de telecomunicações da Holanda.[www.getronics.com/br].

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