Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2009 - 10:12

Olhar da Psicanálise sobre movimento artístico brasileiro é tema de evento gratuito

Apresentar o olhar da Psicanálise sobre o movimento que buscou dar mais ‘sensibilidade’ à arte brasileira na década de 50 é um dos objetivos da palestra gratuita Lygia Clark e a Subversão da Obra de Arte, que acontece na próxima quinta-feira, 22 de outubro, às 18 horas, na FNAC, do Barrashopping. O evento faz parte do Projeto Papo Psi, uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Fnac, que visa a debater questões relevantes do universo da psicologia.

Psicanalista que especializou-se no estudo da arte como ‘forma de expressão dos indivíduos’, a palestrante Elvina Maciel Lessa analisará as razões sociais e filosóficas que motivaram o movimento Neoconcretista. Este combatia as obras inspiradas em figuras geométricas e defendia mais liberdade e subjetividade de criação nas artes plásticas. A maior ‘militante’ desta idéia era Lygia Clark.

Conforme a palestrante, manifestações artísticas como a dos neoconcretistas são um bom ‘retrato’ do comportamento de cada geração. “Lygia e o artista plástico Helio Oiticica foram os precursores deste movimento que debateu os limites da arte e do homem, do sujeito e do objeto”, destaca.

Mais detalhes a respeito da visão do tema serão apresentados a partir das 18h na FNAC, que fica no Nível Lagoa do Barrashopping (Av. das Américas, 4666). O evento tem entrada franca e é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas no telefone (21) 2574-8888, porque as vagas são limitadas.

Palestrante - Com Elvina Maciel Lessa; psicanalista, psicóloga, Mestre pelo Instituto de Psicologia (UFRJ), Doutora pela Coppe/UFRJ, Especialista em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, Integrante da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (Brasil); Autora dos livros A Tipologia de Jung nas Organizações e Equipes de Alto Desempenho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira