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17/10/2009 - 10:16

Projeto Vida, Luz e Som de 2009 tem encerramento em Bragança Paulista

Mais de 3000 alunos de escolas públicas de Rio das Pedras e Bragança Paulista já foram beneficiados com exames auditivos e visuais gratuitos, ampliando suas oportunidades educacionais.

A edição de 2009 do Projeto Vida, Luz e Som, do Instituto Arcor Brasil, terá encerramento neste sábado, dia 17 de outubro, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Maria Losasso Sabella, em Bragança Paulista (SP). O “Projeto Vida, Luz e Som” facilita triagens auditivas e visuais em alunos de escolas públicas. São educandos que de outro modo não teriam como verificar se estão com alterações na audição e visão que prejudiquem seu desempenho educacional e sua qualidade de vida. O Projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias de educação e da saúde dos municípios beneficiados.

Quatro escolas municipais de Rio das Pedras, também no interior paulista e onde está uma das fábricas da Arcor do Brasil, foram as primeiras integrantes do Projeto Vida, Luz e Som, em 2005. Participaram das triagens auditivas e visuais 1363 alunos. Em 2006 o Projeto foi iniciado em Bragança Paulista.

Em 2009, mais 450 crianças de Bragança Paulista, alunas de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Losasso Sabella, localizada no bairro Cidade Planejada I, nas proximidades da fábrica da Arcor, foram as beneficiadas pela nova edição do Projeto Vida, Luz e Som. Com isso, já são mais de 3 mil alunos de escolas públicas beneficiadas com os exames auditivos e visuais gratuitos.

Após triagem com profissionais especializados, centenas desses alunos que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para oftalmologistas e otorrinolaringologistas, e dezenas receberam óculos doados pelo Instituto Arcor Brasil, em parceria com óticas locais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% das crianças que cursam o ensino fundamental apresentam problemas de visão que podem comprometer o rendimento escolar. Distúrbios auditivos também interferem negativamente no processo de aprendizado.

A baixa visão ainda é uma das principais causas de evasão escolar e repetência entre as crianças no Brasil. De acordo com o Programa Alfabetização Solidária, que conta com a parceria do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a dificuldade de enxergar responde por 22,9% do abandono da escola entre os alunos do ensino fundamental da rede pública.

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