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17/10/2009 - 10:32

Design Brasileiro: uma interpretação em ouro sobre a 'Natureza Fantástica'


Brasília recebe exposição com as 24 peças finalistas do AuDITIONS Brasil, o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti. Público da capital federal verá a coleção entre 27 de outubro e 6 de novembro no Shopping Casa Park.

Os amantes e admiradores da beleza, da moda e do design de Brasília têm um encontro marcado com uma das mais fantásticas coleções de joias em ouro já criadas no Brasil. A capital federal será a próxima cidade do país a receber a exposição “Design Brasileiro: Uma Interpretação em Ouro sobre a Natureza Fantástica”, que apresentará para o público local as 24 peças finalistas do maior concurso de joias em ouro do mundo, o AuDITIONS, que teve sua última edição brasileira realizada no ano passado. A exposição acontecerá no Shopping Casa Park, entre os dias 27 de outubro e 06 de novembro.

A capital do país é a sexta cidade e a última etapa da turnê nacional promovida pela AngloGold Ashanti para que o público de vários pontos do Brasil pudesse ver de perto as 24 peças integrantes da coleção "Design Brasileiro: Uma Interpretação em Ouro sobre a Natureza Fantástica". Antes, ela foi vista em Porto Alegre, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Sabará e Belo Horizonte.

Em todas as cidades visitadas, a exposição tem entrada gratuita, sempre realizada em um shopping ou espaço cultural de grande movimento.

A coleção AuDITIONS Brasil Hyper Nature / Natureza Fantástica - A coleção de joias da edição 2008 do AuDITIONS Brasil é composta por 24 peças, selecionadas entre mais de 1800 projetos inscritos para o concurso. Elas foram inspiradas pelo tema do concurso – Hyper Nature / Natureza Fantástica, focado na interação do homem com o meio ambiente e no interesse da sociedade pela preservação ambiental.

O tema Hyper Nature / Natureza Fantástica está em perfeita sintonia com um dos mais importantes valores e desafios da mineradora AngloGold Ashanti, que gira em torno da preservação ambiental e da sustentabilidade. São inúmeras as ações desenvolvidas pela empresa neste setor, dentre as quais destacam-se a criação de reservas naturais, certificação de gestão ambiental - ISO 14001, de qualidade - ISO 9001, de Segurança do Trabalho e Saúde - OSHAS 18001, a Certificação no Código Internacional de Cianeto, que atesta o cuidado com o manuseio deste produto, e a ISO 17025, que garante a qualidade dos ensaios de monitoramento de controle ambiental. Além do monitoramento do ar, das águas subterrâneas, dos projetos de reintrodução de espécies nativas e dos programas de controle de resíduos em todas as suas operações.

Com base neste tema, os designers e estudantes selecionados criaram uma das mais belas coleções já apresentadas no concurso, rica em formas, efeitos, texturas e cores, com joias que recriam plantas, borboletas, cobras, asas, bolhas de água, folhas, anéis de saturno e frutos, sem o compromisso literal e figurativo.

Entre as peças que o público verá estão as vencedoras da edição 2008 do AuDITIONS Brasil: a peça Poli, um colar com cones de diversos formatos, que representa o microcosmo da natureza, criada por Júnea Fontenelle e Guilherme Canabrava, vencedora na categoria Designer; e a peça Purity, um colar todo feito em ouro branco, representando a água, símbolo máximo da purificação, criado por Thayana Cordeiro de Meneses, vencedora do concurso na categoria Revelação.

A edição 2008 do AuDITIONS foi a quarta versão do concurso realizada no Brasil. Além da África do Sul e Brasil, o concurso expandiu-se e passou a ser realizado também nos maiores mercados consumidores de ouro do planeta - China, Índia e Emirados Árabes, e é hoje o mais importante concurso mundial de design de joias em ouro em todo o mundo. Depois de viajarem pelo Brasil, as joias finalistas serão vistas em exposições no exterior, divulgando o talento do design brasileiro. Após isso, passarão a fazer parte do acervo do Museu do Ouro em Cape Town, África do Sul, criado e mantido pela mineradora. [http://www.mediamania.com.br/secundarias/AngloGold/2009/fotos.htm]

Perfil da AngloGold Ashanti - A AngloGold Ashanti ocupa lugar de destaque na mineração mundial de ouro. Atualmente, a empresa tem operações nos continentes da África, América do Norte e Sul, além da Austrália, totalizando 21 operações. Em 2008, a AngloGold Ashanti produziu 4.98 milhões de onças de ouro. São 63 mil empregados espalhados pelas operações no mundo formando um conjunto diverso em cultura e língua. A empresa tem ações nas bolsas de Nova Iorque, Austrália, Londres, Gana e Johanesburgo.

Focada na produção de ouro, a AngloGold Ashanti acredita, entretanto, que sua missão não termina quando as barras do metal são entregues pela refinaria. Neste sentido, diversas ações são empreendidas para atender à estratégia global de “conquistar os corações e mentes dos consumidores, modernizando a cadeia de valores do produto de tal forma a assegurar uma base sustentada de consumidores”. Neste contexto está o AuDITIONS que estimula a divulgação do talento em design de joias por todo o mundo. Soma-se a esta iniciativa, a participação da AngloGold Ashanti na OroAfrica, a maior fabricante de joias em ouro da África do Sul, além do Gold Africa Museum, situado em Cape Town, construído e mantido pela Empresa.

. [ Exposição Design Brasileiro: Uma interpretação em ouro sobre a Natureza Fantástica, com exposição de 27 de outubro a 6 de novembro, de segunda a sábado, 10h às 22h, domingo, 12h às 22h, no Shopping Casa Park, SGCV SUL, lote 22, Brasília/ DF.

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