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17/10/2009 - 10:50

CESVI discute inspeção veicular na Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou no 14 de outubro último, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 5979/01 que normatiza a inspeção técnica veicular. José Aurelio Ramalho, diretor de operações do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), foi um dos convidados que participou do debate, e levantou a questão sobre o destino dos veículos reprovados na inspeção. Ramalho apontou a atividade de reciclagem de veículos como uma alternativa para o problema, além de trazer benefícios ambientais, sociais e econômicos.

O Projeto de Lei ,que aguarda a votação do plenário, teve a aprovação, em 2004, de um texto substitutivo ao original que prevê que o proprietário terá de pagar duas taxas para ter seu carro inspecionado: uma pela verificação dos itens de segurança e de outra para a averiguação dos itens ambientais. Os serviços serão realizados por empresas privadas, em regime de concessão, por um prazo de 20 anos, permitida a renovação por igual período. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a inspeção veicular deveria ter sido implantada em 1997.

Reciclagem de veículos - No modelo correto de reciclagem, o veículo passa primeiro por um processo de descontaminação, quando são retirados todos os fluídos, gases e elementos com potencial de contaminação. Na segunda etapa, é feita uma avaliação geral para identificar as peças que poderão ser aproveitadas. Em seguida, os componentes selecionados passam por processo de retífica, em que também podem ser reutilizadas as matérias primas para a fabricação de outras peças. Por último, as peças são identificadas, embaladas e estocadas. As partes que não podem ser aproveitadas são recicladas, e sua matéria-prima, pode ser usada na fabricação de outros produtos. As peças que podem ser reaproveitadas em um outro veículo são tratadas e vendidas. Essas peças podem ser cerca de 30% mais baratas que as originais, possibilitando uma economia para o consumidor.

No Brasil apenas 1,5% da frota de veículos que sai de circulação vai para o processo de reciclagem, de acordo com a estimativa do Sindinesfa (Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa). O oposto ocorre na Europa e nos Estados Unidos em que o índice de reciclagem chega a 95%. Na América Latina, a Argentina vem se destacando na reciclagem automotiva, graças a uma lei de 2002 que exige que os veículos fora de uso sejam enviados para centros autorizados de tratamento.

O CESVI BRASIL - Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, e foi o primeiro da América Latina. [ www.cesvibrasil.com.br].

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