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03/05/2007 - 08:58

American BankNote encerra primeiro trimestre com Receita Líquida de R$ 110,5 milhões

Com R$ 52,5 milhões de receita líquida no segmento de cartões, companhia se prepara para o mercado de cartões inteligentes.

A American BankNote (Bovespa: ABNB3), líder no fornecimento de soluções envolvendo cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos no Brasil, encerrou o primeiro trimestre de 2007 com uma receita líquida de R$ 110,5 milhões. O crescimento da receita líquida global da companhia de 3,3% em relação ao primeiro trimestre de 2006 foi principalmente influenciado pela performance do segmento de cartões, que sozinho alcançou uma receita líquida de R$ 52,5 milhões, 4,6% superior ao primeiro trimestre de 2006.

Com 181,7 milhões de cartões vendidos no período, o segmento continua a representar a atividade mais significativa da companhia, sendo no primeiro trimestre de 2007 responsável por 47,5% da receita líquida total da American BankNote.

“Um de nossos grandes desafios para o ano é nos prepararmos para o segmento de cartões inteligentes e aproveitar ao máximo as oportunidades deste mercado em franco crescimento”, afirma Sylio Ferreira Swerts, Diretor Financeiro de Relações com Investidores da American BankNote. “Como parte deste objetivo, já definimos os equipamentos e softwares necessários para a nossa entrada neste mercado e traçamos um plano de investimentos que deve começar a ser seguido a partir do segundo trimestre de 2007”, explica Sylio. Em fevereiro deste ano, a companhia exerceu a opção de venda de sua participação de 50% da Gemplus BankNote (GBN).

A American BankNote também venceu o leilão eletrônico para a produção e personalização, pelos próximos 5 anos, da maioria dos cartões do Banco do Brasil, incluindo cartões com chip. Segundo estimativas da companhia, o faturamento do período estipulado pelo novo contrato deverá ser na ordem de R$ 140 milhões. No momento estamos aguardando a assinatura do referido contrato, que deve ocorrer nos próximos 60 dias.

Já a divisão de Sistemas de Identificação, responsável pelas impressões de alta segurança, como documentos de propriedade de veículos e selos para a autenticação de documentos em cartórios, além de documentos com informações personalizadas (carteira nacional de habilitação e carteiras de identidade), vem apresentando ao longo dos trimestres uma performance de destaque. Nos primeiros três meses de 2007, o segmento alcançou uma receita líquida de R$ 30,9 milhões, ou 28% da receita total da companhia, equivalente a um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O volume de vendas do segmento de sistemas de identificação, por sua vez, apresentou um crescimento de 31,3% em relação ao mesmo período de 2006, atribuído principalmente ao crescimento orgânico da emissão de carteiras de habilitação e novos contratos para a impressão de carteiras de identidade.

“Em nossas atividades de sistema de identificação, estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do novo Sistema Nacional de Identificação Automática Veicular (SINIAV), que utilizará a tecnologia RFID”, comenta Swerts. O novo sistema, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito em novembro de 2006, deverá ser implementado pelos estados cujo número de veículos ultrapassa 46 milhões em um prazo de 18 meses.

O bom desempenho dos segmentos de cartões e sistemas de identificação foi parcialmente compensado pela divisão de serviços gráficos (impressões gráficas e eletrônicas de extratos bancários, talões de cheques, faturas de empresas e outras impressões personalizadas), que encerrou o trimestre com uma receita líquida 4,9% inferior à reportada no mesmo período de 2006.

Neste segmento, o principal desafio da companhia continua sendo a implementação do Correio Híbrido, já aprovada pelo INPI. O próximo passo será a assinatura do aditivo contratual para a liberação do início do projeto, que, por solicitação da Diretoria dos Correios, foi postergada por noventa dias. Adicionalmente, em janeiro deste ano, a companhia adquiriu uma nova unidade em Sorocaba, na qual deverá redirecionar a atual fábrica de serviços gráficos e reduzir os custos atrelados a este segmento ao longo de 2008.

Os resultados trimestrais da companhia, também apontam para um EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 30,4 milhões, 6% acima do reportado no ano anterior. Já o lucro bruto da companhia figurou R$ 32,9 milhões, um crescimento de 6,5% em relação ao primeiro trimestre de 2006.

As ações da American BankNote foram incluídas no índice IBrX, um dos principais índices da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), para o quadrimestre de maio a agosto de 2007.

Perfil da American BankNote - A American BankNote é líder no fornecimento de cartões plásticos, sistemas de identificação e gestão de serviços gráficos no Brasil. A Companhia oferece aos seus clientes - desde grandes instituições financeiras a órgãos públicos estaduais - uma ampla gama de impressos de segurança, serviços de personalização, sistemas de identificação, entre outros. Sua atuação abrange o âmbito nacional, contando com 5 fábricas e 36 unidades descentralizadas de serviços de personalização e emissão de documentos. Seus avançados sistemas de tecnologia da informação, sua capacidade de imprimir documentos de segurança e seus relacionamentos de longo prazo com clientes, tornam a American BankNote uma empresa única no mercado brasileiro.

Os principais produtos e serviços da ABNote, que envolvem tecnologia e segurança que busca evitar adulterações e falsificações, podem ser encontrados em cartões de crédito e de débito, documentos de identidade, carteiras de habilitação e talões de cheque, dentre outros. Além disso, a Companhia presta serviços para empresas do setor público e privado, dentre as quais Telemar, Bradesco, Itaú e outros.

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