Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2007 - 09:04

Tóquio: escola para todos


Quem vai a Tóquio, nesta época do ano, deve estar preparado para viver algumas surpresas. Uma delas – e talvez a maior – é a deslumbrante floração das cerejeiras, com o seu cor-de-rosa característico, enchendo a vista dos turistas e moradores locais. Estes comemoram o que chamam de sakura, que só acontece uma vez por ano.

Há palavras portuguesas, aqui deixadas pelos jesuítas, no século 18. No alfabeto japonês, de 50 mil caracteres, encontramos a presença da língua de Camões.

Pão é pan, mango é manga, sereno é isso mesmo, ainda tem o ponto e o bonito, este um peixe delicioso. É uma sensação gostosa vir de tão longe e sentir que estamos presentes, neste povo de tradição milenar.

O que nos impressiona, no entanto, é o cuidado com a educação. A escola é para todos, de tempo integral, com forte apoio, como elemento de enriquecimento, na programação televisiva da rede NHK, certamente das maiores do mundo.

Mas, na visita feita à “Tokyo Library for Children”, aprendemos que nas suas atividades a televisão na entra. “Não é preciso”, diz uma das suas diretoras, “pois estamos exatamente interessados em fortalecer o gosto pela leitura”. A biblioteca, a que comparecem diariamente dezenas de escolares da região, desenvolve, por intermédio de cursos e narrativas, o interesse das crianças. Ali encontramos livros brasileiros, como os de Roseana Kligerman Murray e Mirna Pinsky.

Os livros são emprestados por um pequeno prazo, para estimular os pais a lerem para as crianças (a partir dos três anos), antes de dormir. São sobretudo contos de fadas, os mais apreciados. A dinâmica é sintomática: as crianças é que pedem aos pais para ler. Quando gostam de uma história, ela é repetida outras vezes. No dia seguinte, relatam na escola o que ouviram. E dão a sua interpretação. Como se vê, um hábito saudável, que faz do Japão, com os seus 127 milhões de habitantes, um país de muitos e felizes leitores. Aliás, o respeito aos livros é tão grande que as crianças, antes de pegá-los, na biblioteca, são instruídas a lavar as mãos e tratá-los com o maior carinho. Coisas da cultura...

As relações com o Brasil, povo a povo, são extremamente carinhosas. Eles têm um certo orgulho de existir, em nossa terra, uma comunidade de 1,4 milhão de japoneses, que por aqui encontraram terra acolhedora e de grandes oportunidades de trabalho (em compensação, lá, vivem 300 mil dekasseguis, que não esquecem as suas origens brasileiras – os filhos estudam em 96 escolas que dão aulas na língua portuguesa).

Agora, a Fundação Cultural do Japão ocupa-se do centenário da emigração japonesa para o Brasil, a partir dos primeiros 700 que vieram no navio Kasato Maru, em 1908, aportando em Santos, depois de 52 dias de viagem. Haverá diversas comemorações. Só o Embaixador André Amado tem 52 projetos, a maioria com bons patrocinadores. Vamos esperar que tudo se confirme. (e-mail: [email protected])

. Por: Arnaldo Niskier, professor emértio da eceme, e membro da Academia Brasileira de Letra (ABL)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira