Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2009 - 11:48

Experiências Empresariais em Sustentabilidade


Lançado pela Campus-Elsevier, Experiências empresariais em sustentabilidade tem o objetivo principal de contribuir para a discussão sobre como atingir a sustentabilidade corporativa e fazer a transição para a economia verde no Brasil e no mundo.

Como as empresas instaladas no Brasil estão operando para conduzir seus negócios na direção da sustentabilidade? Como enfrentam seus dilemas quando uma ação socioambiental responsável ameaça o lucro? Qual o papel das empresas na transição do desenvolvimento tradicional para o sustentável? Os consumidores estão exigindo mais responsabilidade e padrões mais altos de sustentabilidade das empresas das quais adquirem produtos e serviços? O mesmo acontece com muitos acionistas e investidores? Essas e outras perguntas são respondidas através dos cases que o autor Fernando Almeida apresenta e na avaliação que faz em relação a cada experiência descrita. O índice de sustentabilidade da Bovespa, a Bolsa de Valores brasileira, é uma das respostas à demanda por mais transparência e responsabilidade entre outras soluções de instituições diversas.

Autor de “Os desafios da sustentabilidade – uma ruptura urgente”, lançado em 2006 também pela Campus-Elsevier, condecorado pelo Prêmio Jabuti, e único brasileiro agraciado com Order of Outstanding Contribuituion to Sustainable Developement (2008), Fernando Almeida traz, neste novo livro, histórias e realidades de grandes grupos empresariais, selecionados com base em parâmetros de sustentabilidade de reputação inquestionável, narrando de forma transparente as vitórias e os percalços daqueles que optaram por modelos de negócios sustentáveis e mostrando como é possível realizá-los adaptando o modelo econômico brasileiro à realidade do planeta.

O autor explica que empresas, governos e a sociedade em geral precisam estar preparados para sobreviver num novo cenário diante dos dramáticos desafios ambientais e sociais. E analisa as informações mais recentes sobre situações futuros – aquecimento global, mitigação e adaptação, refugiados ambientais, empregos verdes, escassez de água – e como esses ambientes estão conectados com a atividade empresarial.

Autor: Fernando Almeida faz parte do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, sediado no Japão, e integrou o Conselho de Administração da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, patrocinada pela ONU. Presidente executivo do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do qual é representante na Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 brasileira, é também professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Coppe/UFRJ. Colabora com a Pontifícia Universidade Católica (RJ) e com a Fundação Dom Cabral (MG).

. [ Editora Campus- Elsevier | Categoria: Educação/Referência – Desenvolvimento Sustentável | Formato: 16x23 cm | 256 páginas | Preço: R$ 59,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira