Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2009 - 12:18

Consultoria de pequeno porte também possui grandes talentos

Como uma consultoria de pequeno porte consegue recrutar e reter bons talentos hoje em dia? Essa resposta é fácil para a especialista Maria Paula B. Astrauskas, responsável pelos Recursos Humanos da Siegen.

No meio de tantos bons profissionais disponíveis no mercado parece difícil que uma pequena empresa ganhe de uma grande. As grandes organizações, além de terem mais estrutura e reputação, costumam oferecer inúmeros benefícios e salários mais atraentes. "Se uma estrutura pequena lançar mão de criatividade em seu processo seletivo, não perderá seus talentos, e com argumentação adequada, as pequenas empresas captam talentos profissionais diferenciados de maneira eficaz, barata, rápida e participativa, estimulando o engajamento de toda a organização no processo", afirma à especialista.

Para isso, as pequenas empresas devem saber aproveitar suas próprias características. "Um exemplo disso são organizações mais enxutas e de estrutura simples, que costumam ter poucos níveis hierárquicos e, consequentemente, mais flexibilidade no que diz respeito ao crescimento financeiro", explica Maria Paula. "Assim, geralmente, todos da empresa se conhecem, a comunicação flui e as pessoas participam mais das decisões estratégicas da empresa", complementa.

De acordo com a especialista, as pequenas empresas com esse grau de abertura promovem mais rapidamente seus talentos e dão a eles a chance de ganhar visibilidade e prestígio em uma estrutura de hierarquia enxuta.

Para a retenção de talentos, Maria Paula garante que é muito importante, uma vez descoberto o talento, oferecer desafios estimulantes e possibilidade de auto-realização, ampliando o acesso do profissional com job rotation, incentivando a geração de idéias, delegando poder, dando feedback com frequência e possibilitando o reconhecimento (inclusive em termos financeiros com premiações) e o crescimento por mérito e desempenho.

Maria Paula Bartolozzi Astrauskas - é psicóloga, graduada pelas Faculdades Metropolitanas Unida (FMU) e pós-graduada em Administração pela Universidade São Camilo. Tem experiência de 20 anos em Recursos Humanos, com atuação nas áreas de Recrutamento e Seleção, Planejamento Estratégico, Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação e Qualidade.

Siegen - Criada há 11 anos pelos economistas Augusto Paes Barreto e Fábio Bartolozzi Astrauskas, a Siegen é uma consultoria especializada em recuperação de empresas em crise e sucessão familiar. Atualmente, a empresa trabalha com 12 companhias em recuperação judicial. [www.siegen.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira