Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2009 - 12:24

Indústria mundial de diamantes quer ter base no Panamá

Diretor-gerente da IDI Eli Avidar: estamos à procura da Hong Kong sul-americana.

Ramat Gan Israel - Em 13 de outubro de 2009 uma delegação internacional de líderes do mundo de diamantes realizou uma reunião histórica com o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli. A reunião contou com a presença de Eli Avidar, diretor-gerente do Israel Diamond Institute Group of Companies (IDI), do ambaixador de Israel no Panamá Yoad Magen, do diretor do Conselho Mundial de Diamantes (WDC sigla em inglês) Eli Izhakoff, do presidente do Diamond Dealers Club of New York (NYDDC) Moshe Mosbacher, do diretor-gerente do NYDDC Martin Hochbaum e do presidente da Bolsa de Diamantes do Panamá, Erez Akerman.

Durante a reunião os líderes do setor de diamantes ressaltaram a necessidade de o Panamá criar uma legislação permitindo o comércio de diamantes e isenções de impostos nas suas fronteiras.

Avidar disse na reunião que o comércio de diamantes na América do Sul não é organizado atualmente e que em certos casos é problemático. Ele disse também que a indústria de diamantes de Israel está à procura de uma base onde possa expandir as suas atividades para a América do Sul. Avidar disse que é primordial que tal base tenha leis rígidas, um governo estável e uma comunidade judaica local bem estabelecida. Ele disse: "Estamos à procura do equivalente sul-americano a Hong Kong. Acreditamos que o Panamá pode ser uma base ideal para as atividades da indústria de diamantes de Israel na América do Sul, assim como este país atua como uma zona de livre comércio para outros produtos".

O presidente Martinelli disse que está muito contente com a colaboração com Israel no setor de diamantes e que os membros da indústria de diamantes de Israel seriam convidados bem-vindos no Panamá. O presidente também prometeu que o governo do Panamá tomaria as medidas legislativas necessárias para possibilitar um comércio de diamantes sem burocracia.

Durante a reunião a questão da necessidade do Panamá se juntar ao Processo Kimberley foi debatida, assim como a necessidade de criar legislação para que a Bolsa de Diamantes do Panamá possa ter o status de zona de livre comércio para diamantes, bem como isenção de impostos na exportação de diamantes do Panamá para o resto da América do Sul.

Avidar concedeu ao presidente Ricardo Martinelli ingresso na Liga de Honra da IDI. Afiliação na Liga é concedida pela IDI a chefes de Estado como agradecimento pelos seus esforços para melhorar o relacionamento do seu país com a indústria de diamante de Israel. | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira