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20/10/2009 - 12:31

Educação superior é tema de curso de especialização e de cátedra do IMEA

Os rumos da educação superior, a avaliação e as políticas públicas do setor na América Latina são os temas centrais de dois programas de pós-graduação que ocorrem no Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), unidade precursora da UNILA, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O Curso Latino-Americano de Políticas Públicas e Avaliação da Educação Superior (CLAEPPAES) inaugurado na manhã desta segunda-feira (19), primeira especialização do IMEA, iniciou no dia da fundação da Cátedra de Educação Superior Comparada. A simultaneidade dos programas beneficiou os alunos de ambos os programas que puderam assistir à palestra magna do CLAEPPAES, proferida pelo diretor do Instituto de Educação Superior da América Latina e Caribe (IESALC/Unesco), José Renato Carvalho e aos seminários da fundadora da Cátedra, a venezuelana Carmen Guadilla, uma das especialistas latino-americanas mais prestigiadas da área.

Na inauguração do CLAEPPAES, uma das coordenadoras da especialização, professora Stela Meneghel, falou sobre a criação Curso que congrega alunos e professores do Brasil e demais países da América Latina num programa concentrado com aulas presenciais e a distancia, e conta com o apoio do IESALC/Unesco, da Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Na época em que trabalhei com o professor Hélgio Trindade, durante a presidência dele no Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), houve a percepção que se necessitava formação específica para avaliadores em toda a América Latina. Então, junto com a professora Isaura Beloni, montamos o CLAEPPAES”, comentou Meneghel. Hélgio Trindade, presidente da Comissão de Implantação da UNILA destacou a “latino-americanização” do programa que tem o mesmo propósito da UNILA de promover o aprendizado e o reconhecimento entre os alunos de diferentes países da Região. “Este é um curso piloto de alto nível. Nós também estaremos aprendendo com cada um de vocês através das distintas experiências e realidades nacionais”.

O diretor de avaliação da CAPES, Lívio Amaral, fez uma exposição sobre o sistema de ensino superior no Brasil e destacou a criação do portal de periódicos da instituição como uma das iniciativas mais importantes da área realizada dos últimos tempos. “Estima-se que haja cerca de 20 mil títulos de periódicos especializados no mundo. Nosso portal tem cadastrado mais de 15 mil deles. Isso representa uma enorme democratização da informação acadêmica”. Hamilton Costa Júnior, coordenador de cursos Lato Sensu da UFPR, lembrou que a educação compõe um dos Índices de Desenvolvimento Humano de um país e o ineditismo do programa do CLAEPPAES. “Esse Curso já é um sucesso pela presença de vocês, alunos de tantos países latino-americanos (dez contando o Brasil)”.

Com a indagação sobre qual o modelo de educação superior que se busca na América Latina, Renato Carvalho falou sobre o cenário da educação superior na Região e as demandas geradas pela sua comunidade acadêmica, a partir dos quatro grandes eventos da última década: as Conferências Regionais para a Educação Superior, realizadas em 1996 e 2008, e as Conferências Mundiais do setor ocorridas em Paris, em 1998 e 2009. Ele salientou que “existe o consenso de que há um intenso debate sobre o tema na América Latina e que a região busca seu próprio modelo”. O diretor do IESALC também anunciou a criação do portal do Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES) que congregará matérias das diversas redes que o Instituto articula. Também foram mencionadas as orientações resultantes da última Conferência Regional (CRES 2008), realizada em Cartagena, na Colômbia, cujo plano de ação orienta para: 1 – Equidade ao acesso, a permanência e a conclusão da universidade | 2 – Qualidade e pertinência das universidades | 3 – Responsabilidade social da educação superior | 4 – Oferta diversificada de cursos, segundo demandas das comunidades | 5 – Correção à baixa participação da America Latina na produção científica e tecnológica | 6 – Cooperação acadêmica regional.

À tarde, na abertura da Cátedra Andres Bello de Educação Superior Comparada, Carmen Guadilla falou sobre a importância da criação da UNILA no contexto da internacionalização da educação superior. “A UNILA é um sonho desde o século XIX com Francisco Bilbao que já preconizava a necessidade de uma universidade da América Latina. Esta experiência passará para a História. Espero que estejamos à altura deste grande projeto”, concluiu.

Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo site da UNILA. Esta semana, os internautas poderão assistir à Cátedra e ao CLAEPPAES ao vivo nos seguintes horários: Quarta-feira (21/10) 9h–12h: CLAEPPAES 14h-18h: Cátedra Educação Superior Comparada Sexta-feira (23/10) 9h–12h: Cátedra Educação Superior Comparada 14h-18h: CLAEPPAES | Site: www.unila.ufpr.br

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