Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2007 - 06:19

Banco do Brasil adquire ferramenta da RSI

Solução para auxiliar a identificação de problemas de qualidade no SQL (Structured Query Language) e sugerir correções para melhoria no desempenho das aplicações.

A RSI Informática, uma das maiores empresas brasileiras especializada em teste e qualidade de software, acaba de assinar um contrato com o Banco do Brasil, para o fornecimento do software DB/IQ, que será utilizado na identificação e correção de problemas de performance no acesso a bancos de dados DB2, em ambiente mainframe. O software foi desenvolvido pela alemã Insoft, representada no Brasil com exclusividade pela RSI.

A aquisição aconteceu por meio de pregão eletrônico realizado no início do mês de setembro pela instituição financeira. Na ocasião, a RSI venceu outros dois concorrentes. O edital de licitação divulgado pelo banco informava que o pregão aconteceria para “fornecimento de solução para auxiliar a identificação de problemas de qualidade de SQL (Structured Query Language) e sugerir correções para melhoria no desempenho das aplicações”.

Para Roberto Murillo, sócio-diretor da RSI, a vitória no pregão vem reforçar o posicionamento da RSI junto ao segmento financeiro. “Passamos muitos anos reforçando e o setor financeiro foi um dos primeiros a perceber a importância estratégica que os processos de teste e qualidade de software assumem atualmente nas empresas”, afirma. O executivo acredita que a utilização do DB/IQ pelo Banco do Brasil deve se tornar uma referência no setor.

A ferramenta - Desenvolvido pela alemã Insoft e comercializado no Brasil com exclusividade pela RSI, o DB/IQ monitora padrões SQL de modo contínuo, automático e pró-ativo, auxiliando programadores e DBAs que, sem a ferramenta, não teriam como controlar a qualidade e performance dos acessos a bancos de dados DB2 de forma tão simples e produtiva.

De acordo com Roberto Murillo, sócio-diretor da RSI Informática, a nova versão do aplicativo traz várias de suas características reforçadas. “A versão anterior do software contava com mais de 160 regras pré-formatadas que podiam ser associadas a diversos níveis de severidade. Na versão 4.81 este número sobe para mais de 200 regras”, explica Murillo.

O executivo lembra que, para as empresas usuárias, a nova versão amplia benefícios tanto com economia de recursos de processamento, identificando problemas de desempenho antes que ocorram, quanto com o enorme ganho de produtividade para DBAs, programadores e usuários. “A verificação sistemática de códigos fonte antes de movê-los para a produção possibilita realizar uma estimativa de desempenho futuro do ambiente e garantir que o código está aderente aos padrões de melhores práticas definidos pela instituição. Esta aderência aos padrões garante não somente uma economia no presente, mas também grandes ganhos de produtividade nas manutenções futuras, uma vez que a codificação do SQL passa a ser totalmente controlada”, diz.

Murillo lembra que o desempenho é garantido pela experiência que a Insoft acumulou no ambiente mainframe nos último 25 anos. Hoje, a software house alemã tem cerca de 350 clientes espalhados por países como Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Portugal, Estados Unidos, Israel e Brasil.

Das versões anteriores, o novo produto guarda características como: - Checagem do SQL em cada estágio de desenvolvimento da aplicação e análise dos caminhos de acesso planejado, fornecendo explicações detalhada de como o DB2 processará o código | - Considerável aumento da produtividade dos DBAs nos procedimentos de Garantia da Qualidade (QA – Quality Assurance) | - Auxílio para mover aplicações DB2 de um subsistema para outro | - Permite analisar os índices existentes em todo o ambiente, identificando: - Índices duplicados | - Índices não utilizados | - Índices com sobreposição de colunas | - Índices com baixo desempenho | - Simular novos índices | - Permite aos usuários selecionar objetos de qualquer nível do catálogo, usando nomes completos ou genéricos | - Permite gerar o parâmetro GRANT e DDL para objetos, enquanto seletivamente inclui ou exclui certos tipos de objetos, comentários ou rótulos, mantendo a integridade referencial e respeitando todos os privilégios definidos no DB2 | - Permite aos DBAs e desenvolvedores acesso rápido e fácil às informações necessárias para o completo entendimento do ambiente DB2 e otimizar a performance de sistemas | - Permite analisar os benefícios de possíveis Reorganizações de bases de dados, analisar detalhes dos tempos, caminho de acesso e custos.

Perfil da RSI - fundada em 1993, a RSI é uma empresa especializada em serviços voltados para a garantia da qualidade da informação. Pioneira no Brasil no desenvolvimento de metodologia e ferramental para testes e qualidade de software, a RSI é parceira das empresas líderes mundiais do segmento. Oferece ao mercado uma gama de serviços que vai desde consultoria, treinamento, diagnóstico e implantação de metodologias até serviços de teste e homologação independente de software, “on-site” ou no modelo “fábrica de testes”.

Com escritórios em São Paulo (sede), Alphaville, Brasília e Rio de Janeiro, a companhia presta serviços para corporações com alta dependência por tecnologia de informação e dispostas a investir na prevenção de falhas em seus sistemas através da melhoria na qualidade de seu software. A empresa mantém seu diferencial sustentado por três pilares: foco em um mercado altamente especializado; alto investimento em pesquisa e desenvolvimento e gestão estratégica do capital humano. Site www.rsinet.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira