Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2009 - 04:59

Vereador Leonel Brizola Neto Homenagea Estrada de Ferro Trem do Corcovado por seus 125 anos


A Estrada de Ferro Trem do Corcovado comemorou, no dia 9 de outubro, 125 anos de sua inauguração pelo Imperador D. Pedro II (1884). Em reconhecimento a importância deste empreendimento, que é um marco na história do Rio de Janeiro, o vereador Leonel Brizola Neto, do PDT carioca, entregou 45 moções de mérito por serviços prestados para funcionários e pessoas ligadas a história da empresa, durante os festejos de aniversário, na Estação do Cosme Velho, à Rua Cosme Velho, 514.

Considerada um milagre da engenharia na época por percorrer 3.824 metros de linha férrea em terreno totalmente íngreme, a Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira no Brasil a ser construída com finalidade turística, e a primeira a ser eletrificada, em 1910. Através de seus trilhos, durante quatro anos consecutivos, foram transportadas as peças e o material para a construção da estátua do Cristo Redentor, a 710 metros de altitude, inaugurada em 12 de outubro de 1931, e eleita, em 2007, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Cortando a mata atlântica, quase verticalmente, a viagem é um verdadeiro tour ecológico e dura cerca de 20 minutos. A lista de visitantes ilustres inclui dois papas, reis, príncipes, chefes de Estado, artistas de hollywood e o cientista mais famoso do século XX, Albert Einstein, que andou no trem em 1925, quando ainda não havia a estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado, e sim um mirante com a espetacular vista da cidade. O nosso Alberto Santos Dumont, "o pai da aviação", que tinha casa no Cosme Velho, era frequentador assíduo da Estrada de Ferro do Corcovado. Dizem que pelo imenso prestígio que possuía, Santos Dumont tinha até o privilégio de pilotar o trem, coisa que costumava fazer sempre que estava no Rio. A Estação da Estrada de Ferro Trem do Corcovado é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. [Foto: Vereador Leonel Brizola Neto e o diretor executivo do Trem do Corcovado Sávio Neves, durante entrega de diploma de apoio ao evento pelos 125 anos]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira