Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2007 - 06:23

Desafios, oportunidades e benefícios da etiqueta inteligente para as empresas brasileiras

Curso da Associação ECR Brasil, sobre RFID/EPC, vai permitir aos profissionais conhecer os conceitos da tecnologia e realizar exercícios práticos para a análise de sua introdução nas empresas.

A Associação ECR Brasil realiza no dia 10 de abril, o curso “Introdução à gestão da cadeia de abastecimento baseada na identificação de produtos por radiofreqüência (RFID/EPC), que integra o Ciclo de Capacitação em Ferramentas ECR, uma série de treinamentos básicos sobre as principais ferramentas do conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR, sigla em inglês de Efficient Consumer Response).

O RFID/EPC (identificação por radiofreqüência no padrão EPC), também conhecido como smart tag, e-tag ou etiqueta inteligente, é uma tecnologia composta por um microchip capaz de armazenar grande quantidade de informações – muito mais do que o código de barras –, como data de validade, processo de produção, descrição do produto e lote, que podem ser acessados por meio de radiofreqüência. O uso da etiqueta inteligente irá permitir, por exemplo, que processos como o inventário na central de distribuição, estoque ou nas próprias gôndolas seja feito de forma instantânea, tornando mais ágil a operação, reduzindo custos, diferenças físicas e contábeis.

Hoje, já há aplicações do RFID/EPC em diferentes áreas, da identificação de gado ao sistema de pedágio (“Sem Parar”) existente em várias rodovias. No varejo e na indústria, há muitos projetos em andamento, principalmente em embalagens logísticas, paletes e centros de distribuição para avaliar os benefícios de sua utilização.

Segundo uma pesquisa da IBM Business Consulting Services, realizada em 2005, com 114 empresas – 63% com faturamento anual superior a US$ 500 milhões – de manufatura, bens de consumo, distribuição, varejo e serviços, a etiqueta inteligente deve ganhar impulso no Brasil, a partir de 2008, entre as empresas de grande porte. Ainda de acordo com a pesquisa, 79% das companhias não têm qualquer iniciativa formal de utilização da tecnologia e apenas 6,2% estão avaliando ou testando a etiqueta inteligente.

Outro levantamento, realizado em agosto pelo site UsingRFID (www.usingrfid.com), indica que a adoção da tecnologia RFID/EPC dobrou nos 18 meses que antecederam o estudo em todo o mundo. Estatísticas do site apontam que a tecnologia está sendo testada em 76 países, principalmente em paletes e embalagens. Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, China e França lideram a utilização da tecnologia.

Por isso, conhecer os conceitos da tecnologia e realizar exercícios práticos para estudar sua introdução na empresa torna-se necessário aos empresários brasileiros. “Com o novo curso os profissionais estarão mais preparados tecnicamente para analisar a viabilidade da adoção do RFID/EPC, aumentando o potencial de vendas e a qualidade de atendimento”, afirma o superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski.

O curso será realizado nas instalações da Associação ECR Brasil, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1931 - 9º andar. Mais informações pelo telefone (11) 3034-4012 ou pelo e-mail [email protected].

Curso introdução à gestão da cadeia de abastecimento baseada na identificação de produtos por RFID (Radiofreqüência), dia 10 de abril, das 8h30 às 17h30, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1931, 9° andar - Jardim Paulistano - São Paulo/SP. Preço: R$ 290,00 (associados) e R$ 350,00 (não associados), que incluem o fornecimento de material didático e certificado.

Resumo: Apresentar o funcionamento da tecnologia de identificação de produtos por radiofreqüência (RFID) desafios, oportunidades e benefícios esperados na utilização da tecnologia, aspectos práticos e operacionais para aplicação e experiências e cases. Realização: Coss Consulting (www.cossconsulting.com).Informações: Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) | Telefone (11) 3034-4012 / 3034-3914 | E-mail: [email protected]

Perfil da Associação ECR Brasil - A entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, reúne cerca de 100 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response, em inglês), ou simplesmente ECR, sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro. As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.

A sigla ECR representa um movimento global, nascido nos Estados Unidos, por meio do qual integrantes de toda a cadeia de abastecimento (varejo, atacado, distribuidores, indústria, serviços e outros), independentemente de marcas, preços ou participação de mercado, trabalham em conjunto em busca de padrões comuns para a melhoria dos processos, redução de custos, aumento da eficiência e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. Site www.ecrbrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira