Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2009 - 05:23

Ao invés do descarte o reaproveitamento, AGV desenvolve ação customizada de logística reversa para a NIVEA

A nova operação possibilita o retorno de produtos para serem retrabalhados e revendidos, reduz perda e evita desperdício de material em boas condições de uso, para a NIVEA.

Alinhada com as necessidades da Beiersdorf NIVEA, o maior player mundial da indústria de cosméticos, a AGV Logística, operador logístico integrado que já realiza a operação da empresa desde março de 2008, implantou nas filiais de Vinhedo (SP) e Goiânia (GO) uma nova operação de logística reversa, que visa o retorno do produto até a sua origem, depois dos processos de venda e entrega. O procedimento adotado pela NIVEA gera aproveitamento dos produtos, além de evitar que materiais como plástico e papel sejam descartados na natureza.

“Cada vez mais as grandes empresas tomam consciência da importância em utilizar no dia a dia da cadeia produtiva de seu segmento palavras como sustentabilidade, reúso, retrabalho e reaproveitamento. Muitas vezes não se trata apenas de questões socioambientais, mas de economia e lucro para a própria empresa, já que em alguns casos produtos novos são descartados apenas por estarem com a caixa rasgada ou a tampa amassada. Para atender essa demanda específica da Nívea, a AGV investiu em equipamentos que efetuam os retrabalhos necessários, além de treinamento de equipe com expertise no mercado e adequação de estruturas físicas das filiais”, declara Guilherme Azevedo, diretor de negócios da AGV.

A AGV atua no recebimento e conferência dos produtos nos CDs, etapa que requer bastante atenção, pois, normalmente o produto retorna com a caixa rasgada, fora da embalagem original, sem shrink, entre outros.

Depois da conferência é realizada a análise caixa por caixa e produto por produto. Caso o produto esteja ruim, é separado para posterior destruição. Caso esteja bom e dentro da data de validade ele é encaminhado para a operação usual da Nivea. Em alguns casos, quando existem pequenos problemas, há o retrabalho deste produto, como por exemplo, troca de caixas amassadas, colagem de etiqueta tampão, trabalho com inkjet e reshrinkagem dos produtos. Depois do processo o material retrabalhado volta ao estoque para ser faturado novamente.

“Todo esse procedimento requer um controle muito maior do que nas operações usuais de logística, pois qualquer falha ou decisão equivocada sobre o destino do produto pode afetar a imagem da marca ou colocar em dúvida a qualidade dos produtos oferecidos. Dessa forma, desenvolvemos uma operação customizada, atendendo a todos os critérios exigidos pela NIVEA, para que o consumidor receba sempre em sua casa a qualidade já conhecida da marca”, finaliza Guilherme.

AGV Logística - Operador logístico integrado, com sede em Vinhedo (SP), possui 33 filiais em 12 estados brasileiros. Atualmente, são mais de 120 clientes de diversos setores, como alimentos, saúde humana, saúde animal, nutrição animal, indústria química, serviços bancários, varejo, tecnologia e outros. A proposta da empresa contempla o atendimento integral à cadeia de supply chain dos seus clientes, através das diretorias das áreas de negócios. A AGV oferece serviços de armazenagem, movimentação e controles, transporte e distribuição, promocional com montagem de kits, trade market e retrabalho (etiquetagem, rotulagem etc), entre outros, possibilitando a redução de custos comuns. Em quase onze anos de atuação, a AGV apresenta trajetória impressionante. O crescimento orgânico médio da empresa neste período supera a taxa de 50% ao ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira