Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2009 - 05:34

Febraban traz para o Brasil ganhador de prêmio internacional de Economia

Daron Acemoglu, do MIT, que será uma das estrelas do 8º Seminário Febraban de Economia, recebeu a Medalha John Bates Clarck, considerada indicador antecedente do prêmio Nobel.

O professor de economia aplicada do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Daron Acemogluserá um dos destaques do 8º Seminário Febraban de Economia, marcado para o dia 13 de novembro, em São Paulo. Acemoglu, nascido na Turquia e com nacionalidade americana, recebeu, em 2005, a medalha John Bates Clarck, um dos prêmios mais importantes do mundo na área e considerada um indicador antecedente do prêmio Nobel de Economia. A medalha é concedida pela American Economic Association aos economistas de menos de 40 anos, americanos, que tenham colaborado para o avanço do conhecimento sobre fenômenos econômicos. Já receberam a John Bates Clarck economistas como Milton Friedman, Paul Samuelson, James Tobin e Joseph Stiglitz.

A obra mais famosa de Acemoglu é “Economic Origins of Dictatorship and Democracy”, em conjunto com o sociólogo James A. Robinson. Seus trabalhos têm forte conotação política e humanista, tratando de temas como emprego, inovação, tamanho dos mercados, a kleptocracia – governo baseado na corrupção - e até mesmo estudos de cases como o do país africano de Botswana - um de seus papers mais procurados

Os dois economistas jovens mais reconhecidos - O Seminário de Economia da Febraban traz outro expoente da nova geração mundial de economistas: o professor da Universidade de Princeton (EUA) Markus Brunnermeier. Trata-se do mais recente ganhador do prêmio Bernácer, concedido ao economista de origem européia – sua origem é alemã - com menos de 40 anos de idade que tenha publicado relevantes pesquisas sobre a história econômica. Ele arrebatou o prêmio por suas pesquisas a respeito de bolhas, crises de liquidez em mercados financeiros e a implicação desse tipo de fenômeno para o gerenciamento de riscos e a regulação financeira.

Markus Brunnermeier vai discutir a crise financeira internacional, suas lições, impactos e desdobramentos do ponto de vista regulatório. Participarão do mesmo debateAlexandre Tombini, diretor de Normas e Organizações do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil.

O 8º Seminário Febraban de Economia contará com importantes nomes brasileiros, como o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e o economista chefe do Grupo Santander Brasil, Alexandre Schwartsman. Além do presidente da Febraban, Fabio Barbosa; o presidente da CNI, Armando de Queiroz Monteiro Neto, o presidente da Fecomércio, Abram Szajman, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA Kátia Abreu, e os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Delcidio Amaral (PT-MS).

. [VIII Seminário Febraban de Economia, dia 13 de novembro (sexta-feira), no Hotel Tivoli Mofarrej, São Paulo. | Informações e inscrições: http://www.febraban.org.br/seminarioeconomia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira