Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2009 - 07:22

Cedae entrega diplomas de apenados do projeto Replantando Vida


Detentos plantarão árvores em projeto que vai ao encontro dos compromissos para as Olimpíadas de 2016

A Nova Cedae realizou dia 21 de outubro (quarta-feira), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a cerimônia de formatura da segunda turma de detentos, dos regimes aberto e semiaberto, no curso de formação em agentes de reflorestamento promovido pela empresa. Este investimento na qualificação profissional de apenados, pioneiro no país, foi ministrado através de um convênio entre a Cedae e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Participaram do evento o presidente da Cedae, Wagner Victer, o 1º vice-presidente do TJRJ, Antônio Eduardo Ferreira Duarte, o secretário de Administração Penitenciária, Cel. Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, a vice-reitora da UFRRJ, Ana Maria Soares, o presidente da Fundação Santa Cabrini, Jaime Melo de Sá, o diretor executivo de Águas de Niterói, Dante Luvisotto, o juiz titular da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, Carlos Augusto Borges, e o diretor de infraestrutura do COB no Rio 2016, Alexandre Teshima.

- O projeto apresenta a solução inteligente e sustentável para três desafios: melhoria da segurança pública, preservação do meio ambiente e ressocialização dos apenados. É um curso de alto nível que, além do cunho social, por ajudar na reinserção de apenados na sociedade, também integra os compromissos do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016 relativos ao plantio de 24 milhões de mudas de árvores. Afinal, estes trabalhadores vão plantar mais de três milhões de árvores nativas da mata atlântica em mananciais do estado, em uma ação que vai ao encontro dos compromissos firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização das Olimpíadas no Rio - destaca Wagner Victer.

O curso, que teve uma carga horária de 1.152 horas, com aulas práticas e teóricas, possui carga horária muito superior a da maioria dos cursos de pós-graduação e foi elaborado especialmente para os apenados participantes do projeto da Cedae “Replantando Vida”. Estes apenados atuam em programas de reflorestamento e recuperação das matas ciliares dos Rios Macacu e Guandu.

- No começo, alguns achavam que o projeto era só uma forma de ocupar o tempo. Entretanto, após assistirem a formatura da primeira turma, esses mesmos que estavam céticos começaram a rezar para poder participar. Hoje somos novos homens e motivo de orgulho para nossas famílias – afirmou Carlos Alberto da Fonseca, orador da turma.

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, ressaltou que importante é dar oportunidade àqueles que realmente querem se ressocializar. Ainda segundo o secretário o Estado, a sociedade e o empresariado devem lutar para que após a conclusão do curso os apenados possam dar continuidade à profissão que aprenderam.

Os detentos que integram o programa da Cedae estão trabalhando no reflorestamento das matas ciliares, que protegem os principais mananciais que abastecem os sistemas da empresa.

- Ou seja, estamos preservando a água do futuro - afirmou Victer, explicando que o projeto é uma iniciativa da Nova Cedae, que além das questões voltadas à responsabilidade social, evidencia o compromisso da empresa com os recursos hídricos e a preservação do meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira