Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2009 - 07:29

Santos Brasil recebe mais três portêineres do tipo super-post-Panamax


Empresa é a única que detém essa tecnologia em todo continente americano.

São Paulo – A Santos Brasil acaba de receber, no Tecon de Santos, mais três portêineres do tipo super-post-Panamax, capazes de operar simultaneamente dois contêineres cheios de 40 pés ou quatro cheios de 20 pés, o dobro da capacidade de outros equipamentos em operação no continente americano. Os novos aparelhos somam-se aos outros três do mesmo gênero, que desembarcaram no terminal no mês de maio. O investimento para esta aquisição foi de aproximadamente US$ 60 milhões.

“Os novos aparelhos colocam o Tecon de Santos entre os mais eficientes do mundo e chancelam o terminal a receber os maiores navios em operação, que já atracam em outros países e que também virão o Porto de Santos após a dragagem de aprofundamento”, destaca Antônio Carlos Sepúlveda, diretor de operações da Santos Brasil.

Com a operação plena dos novos portêineres e a entrada de grandes embarcações no Porto de Santos, a expectativa é que a produtividade do Tecon de Santos atinja a média de 90 movimentos por hora (mph – índice que mede o número de contêineres movimentados por hora) a partir de 2010.

Além do ineditismo da operação simultânea de até quatro contêineres, os novos portêineres são os únicos capazes de alcançar a extremidade de grandes embarcações do tipo super-post-Panamax, que tem quase 55 metros de largura e transportam acima de sete mil TEUs (unidade referente a contêineres de 20 pés).

Os novos aparelhos foram construídos sob medida para a Santos Brasil, pela fabricante chinesa ZPMC. Eles têm 60 metros de altura, com lança de 55 metros de comprimento, o que permite alcançar até a 23ª fileira de contêineres disponíveis em um navio de grande porte.

Com a chegada dos novos equipamentos, o terminal terá um total de 16 portêineres em operação.

Santos Brasil - Uma das mais importantes prestadoras de serviços de infraestrutura portuária e logística do Brasil, a Santos Brasil se destaca por um crescimento contínuo baseado num modelo de gestão focado no tripé aumento de produtividade, qualidade e segurança. Listada no nível 2 de governança corporativa da Bovespa, a Companhia mantém investimentos constantes em qualificação de mão-de-obra e tecnologia. Desde que assumiu as operações do Tecon de Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, há quase 12 anos, já investiu cerca de R$ 2,2 bilhões, calculado a valor presente, em aquisições, expansões de suas atividades, melhorias e novos equipamentos. A empresa opera também mais dois terminais de contêineres, o Tecon Imbituba (SC) e o Convicon (PA), além de duas empresas de logística portuária e integrada: Mesquita (Santos e São Bernardo do Campo-SP) e Union Armazenagem (Imbituba-SC).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira