Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2009 - 07:39

Estudo Conclui que Trabalhadores da América Latina não Possuem Habilidades Críticas para o Século 21

Resultados mostram que apoio do setor privado para a educação é essencial para melhorar competitividade da força de trabalho na região.

São Paulo – A FedEx Express e a Dell Inc. apresentaram no dia 21 de outubro (quarta-feira), em São Paulo, durante coletiva de imprensa, os resultados da pesquisa Habilidades para competir: depois da educação secundária e a sustentabilidade empresarial na América Latina, realizada pelo Economist Intelligence Unit (EIU).

O estudo, encomendado pelas duas empresas, revela que os empregadores da América Latina acreditam que os trabalhadores da região não possuem as habilidades necessárias para atuar no mercado global e competitivo de hoje. A pesquisa revela ainda que alunos se formando na faculdade e ingressando no mercado de trabalho frequentemente não possuem habilidades interpessoais, um fato que pode prejudicar suas chances para sucesso e a sustentabilidade de empresas da região.

A colaboração e as parcerias entre o setor público e privado são fatores críticos para melhorar a qualidade da educação e a competitividade geral da força de trabalho da América Latina,” disse Juan N. Cento, Presidente da Divisão de América Latina e o Caribe da FedEx Express. “A FedEx solicitou essa pesquisa para levar adiante o debate sobre a importância de um trabalho colaborativo, globalizado e conectado entre as instituições educacionais e o setor privado.”

"Para competir em uma força de trabalho global, latino-americanos devem desenvolver habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas, além de conhecimentos tradicionais, como ciências e matemática", diz Raymundo Peixoto, Diretor Geral da Dell Brasil. "Sentimo-nos orgulhosos por ajudar a desenvolver essas qualidades por meio de parcerias com sistemas de educação na América Latina, e por criar tecnologias acessíveis para as salas de aula, o que melhora o desempenho e aprendizagem dos alunos".

A pesquisa também revelou que: . 97% dos pesquisados disseram que a globalização aumentou a necessidade por habilidades interpessoais.

De acordo com a pesquisa, habilidades que incluem o pensamento crítico (76%), resolução de problemas (73%) e habilidades para a vida cotidiana (72%) são ainda mais importantes no trabalho.

. Entretanto, as “habilidades específicas” como múltiplos idiomas, proficiência em tecnologia e ciências, engenharia e matemática ainda foram selecionadas como áreas que serão importantes em cinco anos – especialmente para pequenas empresas.

. Ao ajudar a melhorar as qualificações do estudante, as grandes empresas se concentram mais em buscar melhorias dentro das instituições de ensino, enquanto as pequenas empresas buscam levar os alunos para o mercado por meio de estágios e programas que integrem o estudo e o trabalho.

Os alunos na América Latina passam menos tempo na escola se comparados a seus pares em outros países, e a produtividade dos trabalhadores regionais está abaixo dos níveis asiáticos, de acordo com a pesquisa do Economist Intelligence Unit, de 2008*.

O desafio que a região enfrenta para atender às demandas do novo ambiente de negócios global reside no treinamento das pessoas em habilidades técnicas (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e interpessoais (pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades para a vida). Os executivos na América Latina reconhecem a importância de uma força de trabalho educada para a competitividade empresarial e concordam que o setor privado desempenha um papel importante na preparação de alunos.

Muitas empresas começaram a enfrentar essas lacunas. A FedEx tem trabalhado em várias áreas para ajudar as comunidades servidas por ela nesse desafio. Por exemplo, a FedEx trabalha com entidades globais como o Junior Achievement, uma organização que oferece educação para alunos na área de preparação para o trabalho, empreendedorismo e educação financeira. A parceira com o Junior Achievement cria uma oportunidade para a FedEx envolver funcionários que podem compartilhar sua experiência na gestão da cadeia de oferta e no comércio, preparando os alunos de hoje para a força de trabalho de amanhã, e apoiando os empreendedores do futuro.

Um maior volume de parcerias público-privadas pode ajudar a mudar o conteúdo educacional e capacitar pequenas e médias empresas e empresários na América Latina. Para atender às PMEs da região, a FedEx criou o FedEx PyMEx, um programa de consultoria e treinamento para empresas com pouca ou nenhuma experiência em exportações e que querem aumentar sua capacidade de exportação. O FedEx PyMEx oferece novas escolhas nesse segmento, e as empresas conseguem ser mais competitivas no mercado global.

Como um dos principais motores econômicos nos mercados latino-americanos, as PMEs estão bem posicionadas para ajudar a reforçar a competitividade da região na nova economia global. Além do FedEx PyMEx, a empresa continua oferecendo sessões educacionais para empreendedores por meio de organizações como a Endeavor, em São Paulo, durante a Semana de Empreendedorismo, e o Conselho Empresarial Mexicano para o Comércio Internacional (COMCE).

Além disso, o compromisso da Dell de munir os estudantes brasileiros com habilidades para competir no mercado de trabalho começa nas salas de aula da escola primária, para a qual a empresa desenvolve soluções tecnológicas e parcerias com o objetivo de abrir, a cada criança, uma janela para o mundo. Essas tecnologias incluem lousas interativas, laptops projetados exclusivamente para estudantes e professores, e softwares com conteúdos específicos para os alunos e também para treinamento dos professores.

No nível universitário, a Dell desenvolve tecnologias que apoiam o modo como os estudantes brasileiros aprendem hoje: de forma contínua e colaborativa, tanto dentro como fora do campus. Essa abordagem ainda ajuda as instituições acadêmicas do País a atrair os mais brilhantes e melhores professores e alunos, e a Dell recruta ativamente esses graduados para dar suporte ao desenvolvimento de seus negócios no Brasil.

O objetivo maior da Dell é permitir que os alunos de hoje - da escola primária até o nível superior – tenham as habilidades do século XXI e estejam preparados para competir em uma economia e força de trabalho globais. Para isso, a empresa ainda estimula os empresários a buscarem formas inovadoras de crescer por meio de iniciativas como o Prêmio de Excelência em Tecnologia, que reconhece pequenas empresas que usam a TI de forma criativa para melhor atender seus clientes. | www.experience.fedex.com.

Estudo EIU de 2008 - Em busca de sustentabilidade empresarial: e educação na América Latina e o papel do setor privado.

Perfil da FedEx Express América Latina & Caribe - A divisão da FedEx Express América Latina e Caribe atende mais de 50 países e territórios em toda a América Latina e Caribe e emprega mais de 3.400 pessoas comprometidas com a total satisfação do cliente, a cada dia útil do ano. A FedEx LAC tem atuado como pilar de crescimento para a região e mantém seu compromisso através do programa PyMex, a primeira iniciativa de parceria com pequenos e médios exportadores, pois oferece alternativas inovadoras de acesso ao mercado global.

Perfil: A FedEx Corp. (NYSE: FDX) proporciona aos clientes e negócios de todo o mundo um portfólio abrangente que inclui serviços de transporte, comércio eletrônico e empresariais. Com uma receita anual de U$ 34 bilhões, a FedEx oferece soluções corporativas integradas por meio de companhias operadoras, competindo coletivamente com uma gestão colaborativa, sob a respeitada marca FedEx. Posicionada consistentemente entre as empresas mais admiradas e confiáveis para trabalhar, a FedEx inspira seus mais de 280.000 mil colaboradores a focar absoluta e positivamente em segurança, nos mais altos padrões éticos e profissionais, e nas necessidades de seus clientes e comunidades. Para mais informações, visite news.fedex.com.

Dell - A divisão da Dell Global voltada ao setor Public atende governo, empresas ligadas a saúde e educação com um só objetivo: desenvolver soluções tecnológicas que dêem suporte à missão principal das organizações. Este objetivo vem acompanhado de um claro entendimento dos desafios específicos que as empresas destes segmentos enfrentam e a visão de como a tecnologia pode ajudá-los a solucionar tais questões.

Um negócio de cerca de U$ 15 bilhões por ano, Dell Public é o fornecedor número 1 de computadores para o setor no mundo todo. A divisão é líder de indústria no desenvolvimento e implementação de soluções energeticamente eficientes e altamente seguras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira