Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2009 - 08:07

Conquista de Poliana Okimoto teve o apoio da Lei Agnelo/Piva

Os recursos da Lei Agnelo/Piva deram suporte a mais uma importante conquista do esporte brasileiro. Ao vencer a prova de 10km da última etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2009, no dia 21 de outubro (quarta-feira), Poliana Okimoto conquistou o título do Circuito e se sagrou a primeira nadadora brasileira em todos os tempos a alcançar um título mundial. Na mesma prova, Allan do Carmo terminou em nono e foi o vice-campeão do Circuito Mundial.

A preparação da equipe brasileira e as viagens durante o Circuito contaram com o auxílio dos recursos da Lei Agnelo/Piva e fizeram parte do planejamento de longo prazo acertado no início do ano entre o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que conta também com o patrocínio dos Correios. “A participação dos atletas brasileiros no Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas integra o planejamento do COB e da CBDA para os Jogos Olímpicos de 2012, que já apresentou um resultado concreto em 2009”, disse o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Lei Agnelo/Piva - Sancionada em 16 de julho de 2001, a Lei nº 10.264, mais conhecida como Lei Agnelo/Piva, destina 2% do prêmio das loterias federais do país ao Comitê Olímpico Brasileiro (85%) e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (15%). Com a lei, fica assegurada uma parcela importante de recursos necessários para o planejamento técnico e de evolução de cada uma das 46 modalidades olímpicas de verão e de inverno das 27 Confederações Brasileiras Olímpicas, às quais o COB repassa os recursos da Lei Agnelo/Piva. Este é um trabalho de longo prazo realizado em conjunto pelo COB e as Confederações englobando definição de metas até os Jogos Olímpicos de Londres 2012, acompanhamento dos resultados e demonstração pública da aplicação dos recursos. Em 2008 os recursos da lei viabilizaram a realização de 4.454 projetos, uma média de 17,53 projetos/dia (254 dias úteis).

Entre os projetos e programas realizados pelo COB e pelas Confederações destacam-se: ajuda de custo aos atletas; oferta de equipes multidisciplinares aos atletas; aquisição de equipamentos e materiais esportivos; realização de competições nacionais de diversas categorias; preparação e participação em competições internacionais; realização de campings de treinamento; pagamento de infra-estrutura de treinamento e contratação de comissões técnicas remuneradas; manutenção de equipes olímpicas permanentes; construção e manutenção de Centros de Desenvolvimento e Treinamento; organização e realização de cursos técnicos, de gestão, medicina esportiva e antidoping; organização e realização de assembléias, congressos, seminários, feiras e simpósios na área esportiva; manutenção das Confederações Brasileiras Olímpicas; realização de visitas precursoras às sedes de futuras competições internacionais; realização da Semana Olímpica, do Prêmio Brasil Olímpico, das Olimpíadas Escolares e Universitárias, entre outras ações. | www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira