Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2009 - 08:12

Gestão de contratos é ferramenta necessária para governança corporativa

Executivos de grandes empresas explicam como a gestão facilita o controle de custos e o planejamento de orçamentos.

Controlar fornecedores quando a terceirização é uma tendência tem sido um desafio crescente no mundo corporativo. Executivos com suas agendas lotadas de compromissos de grande relevância acabam deixando a fiscalização sobre os contratos em segundo plano. Prazos extensivos para renovação e reajuste se tornaram uma realidade enfrentada pelas empresas. “As empresas levam, em média, 43 dias para formalizar seus contratos e por volta de 30 para renová-lo, isto indica que atividades que não o agregam valor consomem a agenda dos seus profissionais”, explica Walter Freitas, diretor executivo da Associação Nacional de Gestores de Contratos, que realiza o 4º Encontra – Encontro Nacional dos Gestores de Contrato – no dia 27 de outubro na Serasa-Experian, em São Paulo.

Com vista neste cenário, Luiz Augusto Camillo, executivo da área de Informática Corporativa - especializado em contratos de TI de uma empresa multinacional, vê a atividade de gestão de contratos como primordial na governança corporativa para controlar custos e planejar orçamentos. “A área de TI se destaca nesse contexto, pois é normalmente a que demanda maior volume de recursos e seus processos e projetos sustentam os negócios principais da organização”, conta Camillo, que já acumula mais de 20 anos de experiência em empresas como Grupo Ultra, Grupo Pão de Açúcar, Claro e Banco de Boston. E acrescenta: “esta é uma área que requer, particularmente, muita atenção do Gestor de Contratos, em função dos riscos que envolvem direitos de propriedade dos softwares, controle das licenças de uso, além do acompanhamento do nível de serviço dos projetos contratados (SLA)”.

Visão semelhante possui Flávio Cabral, coordenador dos contratos nacionais da Sadia. “Para uma sociedade empresarial, que pela sua natureza visa lucro, é fundamental a gestão de seus negócios, materializados em contratos. Trata-se de uma metodologia que demonstra o ciclo de vida dos contratos, envolvendo modelo de processos, atribuições e ferramentas adequadas de gestão”, esclarece. O executivo ainda afirma que a atividade integra as demais áreas da empresa, uma vez que todos podem visualizar o status do contrato: da solicitação até a formalização do documento.

ANGC - A Associação Nacional dos Gestores de Contratos (ANGC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em setembro de 2007, por iniciativa de alguns empresários e profissionais envolvidos em atividades de gestão de contratos. Com um histórico de 3 Encontros Nacionais já realizados (sediados pelo Unibanco, Abril e Ernst&Young) e com mais de 300 membros, tem como principal objetivo desenvolver a comunidade de gestores de contratos através de fóruns de discussão sobre melhores práticas de gestão para as empresas, divulgação de metodologias (modelos de gestão), indicadores e Cursos especializados, que são temas em alta expansão no mercado brasileiro. [site: www.angc.org.br].

. [4º Encontra: “Ecossistema Digital para os Contratos nas Empresas”, dia 27 de outubro, das 13h às 19h, na Sede da Serasa Experian, Alameda dos Quinimuras, 187 – Planalto Planalto/SP | Inscrições pelo site www.angc.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira