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22/10/2009 - 08:16

Equipes da MAUÁ se preparam para alçar vôo na 11ª edição do SAE Brasil AeroDesign

Instituição participa com os projetos Obelix e Asterix.

De 22 a 25 de outubro, os céus de São José dos Campos (SP) serão invadidos pelos mais diversos tipos de aeronaves em mais uma edição do SAE Brasil AeroDesign. O evento, que desafia estudantes de graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas a projetar e construir aviões em tamanho reduzido, aterrissa no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e, mais uma vez, contará com a participação do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Já em sua décima participação, a Instituição leva para a disputa duas equipes: a Obelix 09, formada por veteranos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Controle e Automação, e a Asterix 09, com estudantes novatos na competição. Ambos participam da Classe Regular.

O evento contará com 81 equipes de todo o Brasil e 9 de outros países, como México e Venezuela, competindo pelo prêmio que garante a participação no SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos. Para conseguir o tão almejado primeiro lugar, as equipes da Mauá projetaram suas aeronaves a partir das observações feitas em projetos passados, melhorando os pontos fracos e mantendo as características positivas. O trabalho resultou em projetos renovados. As duas aeronaves desenvolvidas possuem semelhanças nas dimensões, mas são de configurações totalmente diferentes.

Participando da competição há três anos, o integrante da equipe Obelix 09, Luiz Gustavo Basílio de Alvarenga, aluno da 5ª série do curso de Engenharia de Controle e Automação, explica que, para este ano, a equipe optou por projetar uma aeronave monoplana com asa alta, que fica sobre a fuselagem. Com aproximadamente 3 metros de envergadura e 1,5 metros de comprimento, a aeronave foi construída com materiais que primam pela otimização da massa, porém, mantendo a resistência, como a fibra de carbono e madeira balsa (madeira com densidade baixa). O protótipo possui um motor a combustão OS 61, padrão para todas as aeronaves da competição.

“O projeto Obelix 09 deste ano está bem competitivo. Inovamos nas áreas de aerodinâmica e na parte estrutural – em que foi desenvolvido um aerofólio para a asa – e utilizamos tubos de carbono na elaboração da fuselagem. Outra inovação está na parte estrutural da cauda, visando facilitar a colocação e retirada da carga da aeronave, item nunca visto nos anos anteriores e que irá facilitar o nosso trabalho durante a competição e manter a equipe ainda mais competitiva”, afirma Alvarenga.

Já a equipe Asterix 09, formada por alunos que nunca participaram de competições como o SAE Brasil AeroDesign, elaborou a sua aeronave a partir de projetos apresentados pela Mauá em outras edições da competição. Ao contrário dos estudantes veteranos, a equipe optou por uma aeronave de asa baixa, localizada abaixo da fuselagem, que aproveita melhor o efeito solo, o que privilegia a decolagem do aeroplano.

Apesar dos obstáculos e das dificuldades encontradas durante todo o desenvolvimento dos protótipos, as equipes da Mauá estão muito entusiasmadas com a participação no evento. “Realizamos inúmeros testes e, no último vôo, o Obelix 09 conseguiu alçar uma carga de 11kg, o que nos deu muita confiança de que podemos alcançar o primeiro lugar”, assinala o estudante Luiz Alvarenga.

SAE AeroDesign - Organizada pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL, a competição tem como objetivo difundir a Engenharia da mobilidade entre os estudantes de graduação em Engenharia, Física ou Ciências Aeronáuticas e estimular o seu interesse pela área. De acordo com as regras da competição, os estudantes são responsáveis pela concepção, projeto, fabricação e testes da aeronave, desenvolvida em escala reduzida e controlada por rádio controle. Além dos requisitos técnicos, o sucesso da equipe depende de aspectos como busca de patrocínio, planejamento, liderança, trabalho em equipe e inovação, entre outros. Assim, a competição propicia aos alunos uma vivência completa do desenvolvimento de uma aeronave.

O regulamento prevê que os aviões devem ser capazes de decolar e voar com cargas (barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite do projeto. A competição é disputada em três categorias (classe Micro, Regular e Open). A Micro class está debutando este ano na competição: são aviões em escala bem pequena. As aeronaves da Classe Regular são projetadas e construídas por estudantes de graduação e devem ter, basicamente, dimensões de envergadura (asa e cauda), comprimento e altura limitadas a 6,35 metros; já na Classe Aberta participam também estudantes de pós-graduação, que devem desenvolver aviões com um ou mais motores, sem restrições dimensionais.

11ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, de 22 a 25 de outubro de 2009, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP) | www.saebrasil.org.br

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

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