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22/10/2009 - 08:22

PSA Peugeot Citröen atinge 4,7% das vendas de veículos montados no 3T09

Queda do faturamento limitada a 7,7% no terceiro trimestre, contra - 24,9% no T1 e - 18,9% no T2, declínio de 17,6% do faturamento no acumulado dos nove primeiros meses de 2009, progressão de 12,9% para 13,4% da participação no mercado da Europa* no trimestre, com aumento de 19,2% para 22,1% da participação no mercado de veículos comerciais leves (VUL) na Europa* no período, e um crescimento de 4,7% das vendas de veículos montados no terceiro trimestre.

Divisão automobilística - O faturamento consolidado da divisão automobilística no terceiro trimestre de 2009 registrou um recuo de 4,1%, para 9,256 bilhões de euros, estabelecendo em 15,2% a baixa acumulada em 30 de setembro. O faturamento consolidado gerado pelas vendas de carros particulares e veículos comerciais leves diminuiu 4,5% no trimestre. Essa baixa decorre da taxa de câmbio desfavorável de 2,6% e de uma evolução negativa do mix de produto de 2,5%, parcialmente compensada por um mix de países favorável (+ 0,6%). O efeito de volume sobre o faturamento consolidado (exceto a China) se manteve estável em comparação com o terceiro trimestre de 2008. O faturamento do Grupo gerado por veículos usados cresceu 8,4% no terceiro trimestre.

De acordo com a nota, fatos marcantes por zona geográfica (licenciamentos): Europa*: Os mercados automobilísticos europeus tiveram uma evolução contrastada no terceiro trimestre, com as tendências positivas da Europa Ocidental sendo neutralizadas pelo fraco desempenho dos mercados da Europa Central e Oriental.

. Europa = UE + AELE (Suíça, Noruega e Islândia) + Croácia - Nesse contexto, os mercados tiveram uma pequena retração de 0,3%. Muitos países europeus adotaram medidas de incentivo para a troca de um carro usado por um novo a fim de estimular as vendas. Foi na Alemanha que essas medidas tiveram o impacto mais favorável, com uma forte elevação da demanda (+ 22,7%). França, Itália e Reino Unido também foram beneficiados por tais medidas, que propiciaram um retorno a tendências positivas no terceiro trimestre. Na Espanha, o mercado continua em declínio, porém com uma cadência bem mais moderada (- 3,8%).

Os mercados da Europa Central e Oriental tiveram queda de 35,7% no trimestre, registrando todavia uma certa estabilização na Polônia (- 0,8%).

“O Grupo PSA foi avantajado tanto por sua posição de líder no segmento de carros compactos de baixo consumo e baixas emissões de CO2, como pelo sucesso dos novos lançamentos: os licenciamentos do Grupo aumentaram (+ 3,2%), assim como sua participação nos mercados da maioria dos países. Assim, a participação no mercado do Grupo passou de 5,4% para 6,7% na Alemanha, de 30,8% para 31,8% na França, de 9% para 11,4% na Itália e de 19,5% para 19,8% na Espanha. Houve uma leve retração da participação no mercado no Reino Unido e na Europa Central e Oriental (de 9,6% para 9,5%)”, continua a nota.

No total, a participação no mercado do Grupo aumentou, atingindo 13,4% na Europa no terceiro trimestre, comparado com 12,9% no mesmo período do exercício passado.

O nível do mercado de veículos comerciais leves se manteve baixo no terceiro trimestre, com uma queda de 28,7%. Apesar do contexto desfavorável, a PSA Peugeot Citroën consolidou sua liderança aumentando sua participação no mercado (22,1% contra 19,2% no terceiro trimestre de 2008).

Rússia: O mercado teve queda de 55,8% no terceiro trimestre e os licenciamentos recuaram 45,6%. Apesar disso, nossa participação progrediu para 2,9%.

América Latina: De modo geral, foram mantidas na região as tendências de baixa (- 7,6%), embora menos acentuadas do que no primeiro semestre de 2009. O Brasil continua a ser uma exceção na América Latina, com um mercado resolutamente ascendente, com um crescimento de 7,7%. Todavia, houve uma deterioração nos outros países, especialmente na Argentina (- 17,3%) e no México (- 30,1%). Os licenciamentos do Grupo diminuíram 9,9% no terceiro trimestre e sua participação no mercado registrou uma pequena retração de 5,3% para 5,1%.

China: Estimulados pelas medidas de incentivo do governo, os licenciamentos atingiram novos recordes na China durante os últimos meses. O mercado registrou uma forte alta de 75,1% no terceiro trimestre, assim como os licenciamentos do Grupo, que cresceram + 82%, ultrapassando o crescimento do mercado.

Unidades Desmontadas: As vendas de unidades desmontadas (CKD) progrediram 74,7% no trimestre, estabelecendo-se em 94.000 unidades.

Fatos marcantes sobre os produtos - Além de sua atual linha de produtos, muito bem posicionada para atender à evolução dos gostos dos clientes que passaram a preferir carros menores, com baixos níveis de consumo e de emissões de CO2, a PSA Peugeot Citroën também foi beneficiada com novos modelos lançados na Europa em 2009.

Os modelos Peugeot 206+ e 3008, assim como o Citroën C3 Picasso, confirmaram suas estreias promissoras e ultrapassaram todas as metas de venda. As vendas do Citroën C3 Picasso totalizaram 59.000 unidades e as do Peugeot 3008 alcançaram 34.000 unidades. Uma nova versão do Peugeot 207, equipada com um motor a diesel que emite menos de 99g de CO2/km também foi lançada em setembro no mercado europeu.

O sucesso da linha de veículos utilitários leves se confirma, com uma demanda constante pelos modelos Peugeot Bipper e Citroën Nemo, os novos Peugeot Partner e Citroën Berlingo.

O ritmo acelerado dos novos lançamentos vai continuar. O Peugeot 5008 e o novo Citroën C3 serão lançados em novembro na Europa.

Estoques: Os estoques baixaram para 400.000 veículos, contra 628.000 no início do exercício, ou seja, uma redução de 36 %.

Faurecia-Estabelecido em 2,268 bilhões de euros, o faturamento da Faurecia caiu 20,8% em comparação com o mesmo período do exercício anterior.

Gefco-O faturamento da Gefco foi de 701 milhões de euros, em queda de 19,8% pois a crise econômica acarretou uma diminuição das necessidades logísticas de seus clientes.

Banco PSA Finance - O faturamento do Banco PSA Finance registrou um declínio de 14,3%, estabelecendo-se em 458 milhões de euros, essencialmente devido à retração dos financiamentos para as redes.

“No terceiro trimestre, o Banco PSA Finance continuou a se beneficiar com a recuperação dos mercados financeiros, o que possibilitou o sucesso de várias medidas de refinanciamento: uma nova linha de crédito consorciada de dois anos de 1,5 bilhão de euros, assinada com um pool de 12 bancos internacionais, duas emissões de obrigações de 500 milhões de euros e 750 milhões de euros, e um empréstimo de 420 milhões de libras esterlinas concedido pela Sociedade de Financiamento da Economia Francesa (Société de Financement de l’Économie Française – SFEF)”, frisa a nota.

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