Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2009 - 08:16

Anglo American anuncia mudança nas suas áreas de interesse estratégico e na estrutura de gestão

A Anglo American plc anuncia hoje uma série de mudanças em suas unidades operacionais para criar uma estrutura de gestão mais ágil e manter o foco do Grupo em sua carteira de negócios estratégicos de mineração.

Sete unidades de negócios serão criadas, com time de gestão localizado na área geográfica do foco principal para a unidade de negócio. Este time será responsável pelo desempenho operacional e execução de projetos.

Segue corpo diretivo (CEOs) das Unidades de Negócio: - Platina (África do Sul): Neville Nicolau | - Cobre (Chile): John MacKenzie - Níquel (Brasil): Walter De Simoni | - Carvão Metalúrgico (Austrália): Seamus Francês | - Carvão térmico (África do Sul): Norman Mbazima | - Minério de Ferro - Kumba (África do Sul): Chris Griffith | - Minério de Ferro – Brasil: Stephan Weber .

Além dos CEOs para cada Unidade de Negócio, cinco diretores do Grupo, com sede em Londres, serão responsáveis por funções corporativas, bem como proporcionar apoio estratégico às unidades operacionais e garantir a execução de programas globais de melhoria.

Eles são: - René Médori, Diretor Financeiro (Group Finance Director)| - Brian Beamish, Diretor do Grupo para Mineração, Exploração e Tecnologia (Group Director Mining & Technology)| - David Weston, Diretor do Grupo para Desempenho de Negócios e Projetos (Group Director Business Performance & Projects)| - Mervyn Walker, Diretor do Grupo de RH e Comunicação (Group Director HR & Communications)| - Peter Whitcutt, Diretor do Grupo de Estratégia e Desenvolvimento de Novos negócios (Group Director Strategy & Business Development) .

René Médori continuará como membro do Conselho de Administração da Anglo American plc.

A decisão da Anglo American de vender certos ativos que não pertencem às áreas de interesse estratégico para o Grupo segue um processo que está acontecendo ao longo dos últimos três anos, incluindo a separação do Grupo Mondi e a venda das participações do Grupo na AngloGold Ashanti, Highveld Steel and Vanadium, Namakwa Sands e, mais recentemente, Tongaat Hulett e Hulamin.

A Anglo American determinou que os seguintes ativos também serão vendidos : Scaw Metals, Copebrás Cubatão, Copebrás Catalão/Ouvidor, Mineração Catalão e o portfólio do Grupo de ativos de zinco. Como também a Tarmac, que tinha sido anteriormente identificado como um ativo non-core business. Estes ativos representaram, aproximadamente, 11% do EBITDA do Grupo em 2008. Duncan Wanblad, como diretor do grupo de ativos non-core business, vai gerenciar essa carteira como uma unidade autônoma. O processo de venda desses ativos será realizado de acordo com um plano que maximizar a criação de valor para os acionistas da Anglo American.

Trabalhos preparatórios para a venda dessas operações foram iniciados. Anglo American vai fornecer atualizações sobre as mudanças, continuamente.

Os CEOs da Unidades de Negócios e Diretores do Grupo apresentarão um relatório à Cynthia Carroll, presidente mundial e, junto com ela, formarão o Comitê Executivo do Grupo (Group’s Executive Committee).

Como resultado da reestruturação, um nível organizacional da empresa deixará de existir. Isto criará uma organização mais eficaz, simples e eficiente, com maior clareza para a tomada de decisões e com maior rapidez de execução. Esta e outras medidas devem resultar em uma redução de pessoal de cerca de 25%, com redução de custos de 120 milhões dólares por ano.

Cynthia Carroll, presidente mundial do Grupo, disse: "Acredito que essas ações irão posicionar bem a Anglo American para crescimento rentável e sustentado nas áreas de interesse estratégico. As mudanças que anunciamos no portfólio representam o melhor caminho para fortalecermos nosso balanço.”

"A simplificação da estrutura organizacional cria oportunidades para uma nova geração de gestores e estou feliz em poder trabalhar com eles.“

"Gostaria de agradecer ao Philip Baum, Ian Cockerill e Russell King pelos importantes papéis de liderança que desenvolveram na Anglo e desejo-lhes felicidades para o futuro."

Sir John Parker, presidente do Conselho, disse: "O anúncio de hoje representa um passo importante na criação de um negócio mais alinhado, com maior foco na excelência operacional e na execução de projetos. Temos uma carteira verdadeiramente de classe mundial e estas iniciativas melhoram ainda mais nossa capacidade de realizar nosso potencial. "

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira