Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2009 - 08:37

Logística e inovação são decisivas para a competitividade, dizem holandeses

Em evento realizado no dia 22 de outubro (quinta-feira), na FIESC, representantes do governo holandês afirmaram que estes fatores fazem toda a diferença na qualidade dos produtos.

Florianópolis- A infraestrutura de transporte eficiente, a inovação e o valor agregado são fatores considerados decisivos para que o setor agrícola da Holanda seja o segundo maior exportador mundial, com cifras de 85 bilhões de dólares em 2008. A informação foi dada pelo conselheiro da embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília Bart Vrolijk, que ministrou palestra no dia 22 de outubro (quinta-feira), em Florianópolis, durante o evento Holanda Hoje, realizado pela FIESC em conjunto com a Rede Econômica Holandesa no Brasil.

Segundo Vrolijk, esta eficiência faz toda a diferença na qualidade dos produtos. Como exemplo ele citou um produtor que colhe flores às 16 horas, consegue deixá-las no aeroporto às 19 horas e às 13 horas do outro dia elas já estarão no destino, em Nova Iorque.

"A chave para um país ter êxito comercial é investir em inovação e este foi um dos fatores que levou a Holanda, um país de 17 milhões de habitantes, se tornar a 16ª economia do mundo", afirmou o cônsul-geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo Louis Piet, que ministrou palestra no encontro.

O país tem o maior porto da Europa e o quatro maior do mundo, localizado em Rotterdã. A cidade sedia de empresas brasileiras como Bunge, Braskem e Petrobras. De acordo com o conselheiro, a agricultura da Holanda é bastante automatizada para reduzir os custos de produção, já que a mão-de-obra no país tem um custo elevado.

"Ficou bastante evidente a cultura empreendedora dos Holandeses. É um país antigo com idéias novas", afirmou o diretor da FIESC Alexandre D'Avila da Cunha, que coordenou a mesa de trabalhos. "Há grandes possibilidades de negócios em setores novos para Santa Catarina, como o de arranjos e flores, em que a Holanda é o maior produtor mundial", explicou.

Segundo a trade officer da embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília Anneloes Schueler, que também ministrou palestra, o setor criativo na Holanda é muito valorizado. Cerca de 310 mil pessoas trabalham nesta área. "É muito importante que os produtos não sejam só funcionais, mas que sejam bonitos", disse. Para ela, a Natura e a Alpargatas são empresas brasileiras que se destacam pela inovação e a criatividade. As inovações que surgem na Holanda vão desde a criação de um simples guarda-chuva resistente ao vento forte e à chuva até o design, com a criação da logo dos Jogos Olímpicos realizados em Pequim.

Amsterdã: A capital da Holanda, Amsterdã, também famosa pelo uso da bicicleta como meio de transporte, é a menor metrópole do mundo, com 715 mil habitantes. Por outro lado, impressiona pelos 1.402 cafés, 750 restaurantes, 42 museus (o país tem 744) e pelas 1.759 empresas listadas na bolsa de valores do país. A Holanda, também conhecida mundialmente por seus pintores Piet Mondrian e Vicente Van Gogh, tem muitas familiaridades com o Brasil, uma delas está no gosto pelo esporte - o futebol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira