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04/05/2007 - 07:03

MasterCard Brasil lança projeto pioneiro com o slogan “Descubra um Brasil que ‘Não Tem Preço’ e que ele inteiro aceita MasterCard®”

O projeto contempla ações de marketing, aceitação, consumo, comportamento e turismo

São Paulo - A MasterCard anunciou no dia 2 de maio, sua principal estratégia para o ano de 2007. Batizado de “Viajante MasterCard”, o projeto envolve toda a indústria de cartões, desde o emissor até o usuário final e tem o objetivo de aproximar ainda mais a marca do consumidor e mostrar a ampla aceitação de seus cartões em todo o território nacional – hoje são mais de um milhão de estabelecimentos comerciais credenciados em todo o Brasil que aceitam MasterCard, o que garante ao usuário tranqüilidade aonde quer que vá.

Audacioso, o projeto “Viajante MasterCard” tem como destaque a grande interatividade do consumidor com a marca. “O consumidor brasileiro hoje não quer mais ser simplesmente impactado por uma propaganda. Então, para conquistá-lo, temos que interagir com ele e levá-lo a enxergar nossa comunicação como entretenimento. Isso, a campanha Priceless® (Não tem Preço™) já faz”, afirma Beatriz Galloni, vice-presidente de Marketing da MasterCard Brasil.

O projeto “Viajante MasterCard” tem com conceito: Descubra o Brasil que não tem preço e que ele inteiro aceita MasterCard. É uma campanha inovadora, integrada, moderna, divertida e dinâmica, dentro de um cenário contemporâneo, e mostra um personagem viajando pelo Brasil, passando por lugares incríveis e maravilhosos, tendo no bolso apenas o seu cartão MasterCard. O lançamento será feito no dia 5 de maio, no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

Guilherme Pierri, o selecionado para ser “O Viajante MasterCard” vai cruzar o Brasil de Norte a Sul, passando tanto por grandes cidades como em pequenos vilarejos, apenas com seu MasterCard, mostrando que pode fazer tudo apenas com um cartão de débito/crédito em mãos. Ao desembarcar na primeira cidade, por exemplo, ele terá que comprar suas roupas e um laptop para se comunicar. Para que o público possa acompanhar o Viajante MasterCard, foram criadas ferramentas online, como um hot site e um blog, no qual o personagem mostrará as curiosidades e belezas do Brasil. Mais do que conhecer o País por meio do olhar do Viajante, o público poderá interagir com ele e até mesmo interferir no final desta viagem.

Um hotsite www.brasilquenaotempreço.com.br será alimentado diariamente pelo Viajante. Além de visitar várias localidades do País, ele também terá a missão de dividir as suas experiências com o público. Para isso, a Internet funcionará como um diário de bordo completo. Em um blog, ele relatará suas descobertas, curiosidades e aventuras. Também dará dicas e aceitará sugestões do público que, em alguns momentos, poderá interferir no desenrolar da história. “O Viajante terá uma onipresença online. Além de estar no site e no blog, ele participará de salas de bate-papo, terá um endereço no MSN e participará de comunidades de relacionamento, como, por exemplo, o Orkut”, conta Galloni.

O diário de viagem online terá conteúdo multimídia, com videocast e podcast, ampliando a capacidade do público de percepção do cotidiano do Viajante. Munido com um GPS, ele fornecerá dados de suas coordenadas atualizadas todos os dias. Assim, os usuários do site poderão checar os lugares visitados “de cima”.

Campanha - O projeto “Viajante MasterCard” possui um intenso plano de mídia com veiculação de sete comerciais em TV aberta, jingle em rádio para mais de cem emissoras do País e mídia impressa, que serão produzidos no decorrer da viagem. “A intenção é usar a mídia não só para destacar o projeto, mas também para contar por meio de filmes o dia-a-dia do Viajante”, diz Eduardo Hernandez, diretor de criação da McCann Erickson. A criação da agência envolve também ações de mídia exterior com peças promocionais nas lojas da rede credenciada, além de sinalização em locais voltados ao turismo, sempre tendo a diversidade brasileira como tema central da campanha.

O projeto contempla ainda ações com estabelecimentos comerciais de cidades pelas quais o Viajante MasterCard passar. Estão programadas ações de endomarketing, promoções e campanhas direcionadas também a este público. Aliás, o “Viajante MasterCard” visitará algumas agências bancárias durante o trajeto, com o objetivo de prestigiar os funcionários das instituições bancárias parceiras.

Priceless no Brasil - Além de interativa, a campanha também tem um caráter multidisciplinar, que permite falar com todos os públicos da empresa, utilizando as mais variadas formas de comunicação. Desde meados do ano passado, a MasterCard iniciou um trabalho de planejamento junto com a agência McCann Erickson que envolveu uma série de estudos para identificar as percepções do consumidor sobre a marca, as oportunidades existentes e os impactos das campanhas Priceless no mercado brasileiro.

A conclusão de todo esse exaustivo trabalho foi a de que a marca tem um elevado grau de conhecimento por parte do público, que se identifica e confia nela. E que a campanha Priceless, cujo primeiro filme foi ao ar no Brasil em 1998, foi fator determinante para que o público criasse um laço emocional com a MasterCard. “Os consumidores adoram as campanhas da MasterCard. E o mais interessante, é que o conceito Priceless está sempre se renovando”, ressalta Galloni.

Turismo - O Turismo é hoje uma das plataformas de trabalho que mais recebe destaque na MasterCard. Os números do mercado brasileiro de turismo estão em alta. Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, o segmento gerou US$ 25 bilhões em 2005, e a taxa anual de crescimento deve prosseguir em 3% ao ano até 2016. No ano passado, os gastos de turistas estrangeiros geraram US$ 4,316 bilhões, 11,7% a mais que em 2005. “A valorização do turismo nacional fortalece a economia de uma cadeia econômica diversa, como transporte, alimentação, lazer, hospedagem. Locais nos quais os cartões de débito e crédito são cada vez mais aceitos como opção de pagamento. Tanto em grandes hotéis como pequenas pousadas, tanto grandes restaurantes como nas feira livres”, completa Galloni.

A MasterCard começou a investir no turismo com ações institucionais e evoluiu para ofertas, descontos e benefícios, como a campanha “Ano Novo, Vida Nova MasterCard”, realizada no final de 2006, que premiou com R$ 100 mil cinco usuários de cartões MasterCard para concretizarem a viagem de seus sonhos.

O Viajante MasterCard - Um dos principais desafios do projeto “Viajante MasterCard” foi encontrar a pessoa ideal para o “cargo”. Foram centenas de entrevistados, em mais de dez estados do Brasil, até encontrar Guilherme Pierri, 31 anos, escolhido por apresentar um perfil aventureiro, carismático, curioso e com muito jogo de cintura para transitar por locais desconhecidos. Foram avaliados preparo mental e emocional para lidar com as situações mais diversas e também sua condição física, afinal, a qualquer momento ele poderá ter que caminhar muitos quilômetros a pé, por exemplo.

Guilherme nasceu e mora em Curitiba, e seu ingresso na vida publicitária começou aos 12 anos, quando passou a trabalhar como modelo mirim. Mas a carreira teve início aos 20 anos, depois de passar um ano fora do País num programa de intercâmbio em Varsóvia, Polônia. Cursou artes cênicas na Faculdade de Artes do Paraná, participou da Oficina de Atores, do filme "O Preço da Paz", de Paulo Morelli, um dos sócios da produtora O2 e atualmente atua como diretor de cena free-lancer. “Acho que esse meio profissional sempre me atraiu justamente pela falta de rotina. Cada dia num lugar diferente, com pessoas diferentes e propostas diferentes. Nunca tive o menor problema em acordar numa cidade, almoçar em outra e dormir numa terceira”, conta Pierri.

Perfil da MasterCard Worldwide - A MasterCard Worldwide avança o comércio global ao fornecer um vínculo econômico crítico entre instituições financeiras, negócios, possuidores de cartões e comerciantes em todo o mundo. Como franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processa mais de 16 bilhões de transações a cada ano, e fornece serviços de análise e consultoria líderes na indústria para clientes de instituições financeiras e comerciantes. Através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®, a MasterCard atende consumidores e negócios em mais de 210 países e territórios. | www.mastercardworldwide.com

Perfil da McCann Erickson - A McCann Erickson Publicidade se originou da fusão de duas agências de propaganda fundadas por Alfred W. Erickson (1902) e Harrison King McCann (1912) nos Estados Unidos, em 1930. Em 1935, inicia as operações na América Latina, com escritórios em Buenos Aires e no Rio de Janeiro.

Hoje, está presente em 133 países com 207 escritórios e possui 15.300 funcioários. Na América Latina, onde é a agência líder do mercado há 23 anos, conta com 82 escritórios em 34 países e 1.835 funcionários. No Brasil, a McCann Erickson possui 500 funcionários em escritórios no Rio de Janeiro, em Brasília e na sua sede, em São Paulo.

No final de 2005, Adriana Cury e Julio Castellanos assumiram o comando da McCann Erickson, como Chairwoman e CEO respectivamente, com o objetivo de elevar o trabalho da agência a um novo patamar. Em 2006, os resultados da nova gestão já se fizeram sentir. A McCann conquistou diversos prêmios e com crescimento de quase 27,9% no faturamento em relação ao ano anterior.

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