Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2007 - 07:17

ANACE discute sistema de comunicação entre Aneel e agentes do mercado

O modelo de comunicação entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os agentes do mercado e as oportunidades de melhoria desse sistema serão os temas abordados por Paulo Mayon, diretor presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE), durante o V Congresso Brasileiro de Regulação. O evento ocorre entre os dias 6 e 9 de maio, em Recife (PE).

Para Paulo Mayon, discutir a comunicação institucional como instrumento de fortalecimento para a regulação pode trazer grande contribuição para o setor energético. “Hoje o diálogo entre a Aneel e os agentes é bastante expressivo, porém existem pontos que podem ser aperfeiçoados. Acreditamos que o aumento da troca de informação pode tornar o ambiente regulatório cada vez mais eficiente e transparente”, afirma.

Atualmente, antes de baixar uma resolução, a Aneel publica notas técnicas para que todas as partes envolvidas possam fazer suas considerações e trocar dados com o regulador. Porém, os questionamentos e as notas trocadas entre os interessados e a agência sobre temas em consulta, muitas vezes, não são divulgados. Ao tornar os dados públicos, o regulador garante a homogeneidade da informação.

Entre outras sugestões que a Anace apresentará durante o evento, está a maior publicidade para temas importantes aos consumidores como, por exemplo, um vínculo dentro do website do regulador, atualizado constantemente, explicando ao consumidor como ele pode migrar para o mercado livre. De acordo com Mayon, a mudança pode melhorar o conhecimento que os consumidores têm acerca desse segmento, divulgando suas regras, vantagens e responsabilidades.

V Congresso Brasileiro de Regulação, de 6 a 9 de maio -Painel temático Comunicação Institucional e Ouvidoria: Instrumentos de Fortalecimento da Regulação. Dia 9, quarta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco. Inscrições: a partir de 3 de maio, no local do evento | Informações: http://vcongresso.abar.org.br

Perfil da ANACE - A ANACE foi fundada em março de 2006, para promover, defender e administrar os direitos e interesses dos consumidores de energia perante as entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras do setor energético. Uma das principais bandeiras da associação é lutar pela abertura do mercado de energia para todos os consumidores, inclusive residenciais. Assim, cada consumidor poderá escolher seu fornecedor e usufruir das vantagens dessa decisão.

Hoje, a ANACE tem em seu quadro de associados 110 unidades industriais e comerciais e começou o ano com adesões importantes: Sadia, Telefônica e Brasil Telecom. Entre os seus primeiros membros e fundadores, estão: Accor Hotéis, Anglo American Brasil (mineração), Aracruz (papel e celulose), Basa (construção civil e administração de shopping centers), Ceusa (revestimentos cerâmicos), Dixie Toga (setor de embalagens), Döhler (têxtil), ElectroVidro (Vidros), Eucatex (construção civil, indústria moveleira e agroindústria), Impressora Paranaense, Insit Embalagens, Itap Bemis (embalagens), Laminor (laminação de alumínio), Renasce – Grupo Multiplan (administração de shopping centers, prédios comerciais e residenciais), Seara Alimentos e Weg (motores elétricos).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira