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27/10/2009 - 11:11

GVT atinge R$ 442,3 milhões em receita e lucro de R$ 57,2 milhões com melhoria na margem e o maior crescimento em linhas da história

A receita cresceu 27,3% e a margem Ebitda foi de 39,1% no trimestre marcado pelo recorde na aquisição de novos clientes de banda larga.

A GVT S.A. (Bovespa: GVTT3; Reuters: GVTT3.SA e Bloomberg GVTT3:BZ), primeira operadora de telecomunicações, banda larga e Internet listada no Novo Mercado da Bovespa que atua sob as marcas GVT, POP e VONO, fecha o terceiro trimestre do ano com a maior receita líquida de sua história, de R$ 442,3 milhões, 27,3% maior que os R$ 347,4 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. A receita recorde veio acompanhada de mais rentabilidade com melhoria de 1,1 ponto percentual na margem Ebitda, que atingiu 39,1%, uma das maiores do setor de telecomunicações. O Ebitda aumentou 30,9% chegando a R$ 172,8 milhões. No período, a GVT registrou o maior número de novos clientes de banda larga adicionados a sua base - 63.243 novos usuários de Internet de altas velocidades. Com isso, a penetração de banda larga na base de clientes varejo chegou a 75% com um total de 604,1 mil usuários. "As ultra-velocidades de Internet combinadas ao melhor custo-benefício e a mais alta qualidade do mercado aumentam a distância da GVT sobre as concorrentes no que se refere à liderança do mercado de banda larga", afirma o presidente da empresa, Amos Genish.

Entre os clientes de banda larga, 31,5% navega a velocidades de 10 Mbps ou superiores, percentual que era de 0,2% no mesmo trimestre de 2008. A alta adesão às ultra-velocidades é reflexo do lançamento, em julho, da família POWER, que oferece banda larga de 3 Mbps a 100 Mbps a partir de R$ 49,90. A comercialização de um mix de produtos de maior valor contribui com a melhoria nas margens. A linha de serviços de nova geração composta por banda larga, transporte de dados para empresas e VoIP (Voz sobre Protocolo Internet) cresceu 45% em receita no trimestre atingindo R$ 140 milhões, o correspondente a quase 32% da receita total da companhia no período. Somente a marca VONO - que comercializa serviços VoIP para o mercado residencial, de pequenas e médias empresas - cresceu 45% em clientes chegando a 143.667 linhas em 30 de setembro e atingiu receita de R$ 5,8 milhões, um crescimento de 70% comparado ao mesmo trimestre de 2008.

A manutenção do forte ritmo de crescimento em clientes com melhoria nas margens e aumento na receita vem acompanhada de fluxo de caixa positivo de R$ 1,9 milhão. No acumulado do ano, o fluxo de caixa positivo é de R$ 52,7 milhões e demonstra a capacidade da GVT de sustentar seu crescimento. "Nosso modelo de negócios viabiliza o crescimento rentável e sustentável da empresa no futuro por meio de recursos próprios e financiamentos já captados no mercado", explica Genish.

Mais com menos - O volume recorde em linhas em serviço, de 247.194 linhas adicionadas à base no trimestre, foi alcançado em todos os segmentos do negócio. Desse total, 112.779 são linhas de voz, 63.243 são acessos banda larga, 56.449 são linhas de dados no mercado corporativo, 11.157 são linhas VoIP e 3.566 são do POP, provedor de Internet do grupo GVT. O grande crescimento da base que atingiu 2,56 milhões de linhas em 30 de setembro foi atingido com ligeira redução no volume de capital investido, de R$ 170,8 milhões, 3,4% menor do que no terceiro trimestre de 2008 quando foram investidos R$ 176,9 milhões. A otimização do capital investido é resultado da melhor ocupação da rede construída pela GVT nos últimos anos, que teve incremento de 10,1 pontos percentuais nos últimos 12 meses chegando a 55%.

"A oferta diferenciada da GVT em banda larga e a renovação do interesse dos clientes por nossos serviços na era da portabilidade numérica continuarão a melhorar nosso desempenho", acredita o presidente da empresa. Desde a implantação da portabilidade numérica, concluída em todo o país em março, cresceu a demanda pela GVT. Até 12 de outubro, foram ativadas 263.594 linhas de telefonia fixa na base de clientes da empresa com a portabilidade numérica. A taxa de recepção/doação foi de aproximadamente 7:1 e a participação da GVT nas cidades em que atua é de 59%.

Expansão Territorial - A receita gerada nas cidades lançadas pela GVT nos últimos dois anos - Belo Horizonte em setembro de 2007, Contagem e Betim em maio de 2008, Salvador em setembro de 2008, Vitória e Vila Velha em abril de 2009 - já corresponde a 14,7% da receita total do segmento varejo. No quarto trimestre, a GVT inicia comercialmente operações em três novas cidades - Serra, no Espírito Santo; Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. As três cidades que concentram 2,6 milhões de habitantes receberam investimento de R$ 65 milhões para o lançamento. Para o ano que vem, a GVT planeja lançar cinco cidades de grande porte nas regiões Nordeste e Sudeste em comparação com as duas grandes cidades lançadas em 2009.

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