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27/10/2009 - 11:13

Convenção Nacional Unimed promoverá reflexão sobre o atual modelo cooperativo, afirma Eudes Aquino

Presidente da Confederação Nacional das Unimeds vê no evento uma oportunidade de debater aspectos importantes do modus operandi do Sistema .

“Nesta primeira Convenção sob a nova gestão da Unimed do Brasil, vamos reavivar os valores do cooperativismo. A idéia é incitarmos reflexões sobre temas importantes do nosso dia-a-dia, para que possamos traçar diretrizes comuns e garantirmos a perenidade da Cooperativa dentro de um modelo mais atualizado de gestão.” A avaliação é do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, que vê na 39ª Convenção Nacional Unimed, (28 a 31 de outubro, em Vitória, ES), uma oportunidade do cooperativismo médico brasileiro se conhecer melhor e equalizar alguns aspectos de seu funcionamento.

Segundo Aquino, este segmento vem enfrentando dificuldades crescentes nos últimos anos, em função da alta sinistralidade (custo do atendimento aos beneficiários de planos de saúde), da multiplicação de exigências burocráticas e fiscais, e da sucessão de resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Mas supera os desafios por sua capilaridade nacional (quase 75% do território nacional) e por seus valores, que sustentam uma medicina sem intermediários entre o médico e seus clientes.

O presidente da Unimed do Brasil salienta que embora os diferenciais competitivos das cooperativas estejam diminuindo perante aos da concorrência, as Unimeds tem algo a mais que só a cooperação proporciona e que as fazem serem percebidas de maneira distinta.

Sistema Unimed - O Sistema Unimed detém 34% do mercado de planos de saúde, por meio de 377 cooperativas, que abrangem cerca de 75% do território brasileiro, e têm mais de 15 milhões de clientes. Conta com mais de 107 mil médicos cooperados, e tem um faturamento em torno de R$ 21 bilhões. Outros destaques: . A Unimed é, por 16 anos consecutivos, Top of Mind em Planos de Saúde, de acordo com o Instituto Datafolha;

. Conquistou, por dez anos seguidos, o Top of Mind Fornecedores de RH;

. Foi escolhida, pela oitava vez consecutiva, a marca de planos de saúde em que os brasileiros mais confiam, na Pesquisa Marcas de Confiança, conduzida pela Revista Seleções/Instituto Marplan no Brasil;

. Pesquisa de 2008 do BrandFinance estimou o valor da marca Unimed em R$ 2,162 milhões;

. Este ano, 218 cooperativas informaram, no Balanço Social Consolidado da Unimed, um total de R$ 965,5 milhões de investimento em ações sociais.

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