Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2009 - 11:20

McAfee amplia iniciativa contra o cibercrime com proteção para infraestruturas críticas

Ações da companhia têm o apoio do ex-assessor de cibersegurança da Casa Branca, Howard A. Schmidt.

São Paulo – A McAfee, Inc. (NYSE: MFE) anuncia a ampliação da sua iniciativa de combate ao cibercrime, levando o programa à proteção de infraestruturas críticas. Na expansão da iniciativa, a McAfee desenvolveu um plano de várias frentes, dedicado a vários setores da indústria, tais como energia, telecomunicações e transportes.

Um ataque a uma infraestrutura crítica pode causar a perda de vidas, ameaçar a segurança pública, afetar a segurança dos países, causar transtornos econômicos generalizados ou gerar desastres ambientais devastadores. Antigamente, as redes de muitos setores críticos contavam com ciberproteção limitada, mas atualmente estão sendo interconectadas a redes de TI das empresas, entre si e a outros recursos corporativos. Ao mesmo tempo, os especialistas estão percebendo o aumento no uso de táticas de engenharia social para obter informações para conseguir acesso às redes pessoais e corporativas. A consequência é que, hoje em dia, qualquer um, em qualquer lugar, pode ter acesso a esses recursos em seu próprio benefício.

"Este é o momento certo de agir, e os setores público e privado já admitiram a urgência de proteger as infraestruturas dos seus países", afirma Dave DeWalt, CEO e presidente da McAfee. "A McAfee defende a proteção não apenas de pessoas e empresas contra as ameaças da Internet, mas também de setores da economia e dos governos encarregados de proteger a infraestrutura da qual suas nações dependem", acrescenta o executivo.

O ex-assessor de cibersegurança da Casa Branca, Howard A. Schmidt, diz que "com a exposição cada vez maior dos problemas relacionados às infraestruturas críticas, fica claro que o setor de tecnologia e os governos precisam tomar providências”. "A McAfee está adotando uma postura firme, que causará grande impacto à medida que ajudar a contemplar esse importante problema de infraestrutura, fazendo recomendações para os setores público e privado. A McAfee fará a diferença neste complexo problema global", argumenta.

O Plano da McAfee para Proteção de Infraestruturas Críticas tem como alicerce a iniciativa da companhia para combate ao cibercrime. Com diversas frentes de atuação, o plano deverá contemplar as principais dificuldades em três segmentos de infraestrutura crítica: • Energia – Esse setor foi apontado pela pesquisa Energy Insights, 2008 como sendo o de maior alvo do cibercrime. No estudo, fontes externas o consideram o segmento mais vulnerável e 42% dos participantes concordam que um ataque a esse setor pode ser o mais prejudicial.

• Telecomunicações – Os usuários finais podem causar danos consideráveis à rede das empresas do setor ou usá-la para causar danos a outros setores.

• Transportes – Neste setor, um ataque pode fazer com que a economia de um país pare de funcionar devido à incapacidade de transportar ou importar mercadorias. Por exemplo, o vírus SoBig que infectou uma das principais empresas da área, tirou de operação sinalizações, a expedição e outros sistemas.

O plano da McAfee se concentra em três áreas principais: 1) direito e políticas, 2) educação e conscientização e 3) pesquisa e inovação. A companhia trabalhará para ajudar governos e setores de atividade a compreender o valor das parcerias entre os setores público e privado, prestando orientações acerca de questões técnicas, de processos de negócios e de políticas aos dirigentes dos poderes executivo e legislativo. A empresa continuará seu trabalho com campanhas de educação e conscientização, trabalhando em estreita cooperação com os dirigentes dos setores críticos. Finalmente, a McAfee continuará inovando para garantir as soluções adequadas, levando em conta aspectos essenciais que devem afetar a utilização de soluções comerciais.

Mais sobre as iniciativas da McAfee nas áreas de proteção contra o cibercrime e de infraestruturas críticas[: http://www.mcafee.com/us/about/corporate/fight_cybercrime/index.html]

Perfil: A McAfee, Inc., com sede em Santa Clara, Califórnia (EUA), é a maior empresa do mundo dedicada à tecnologia de Segurança da Informação. Totalmente comprometida em combater os rigorosos desafios de segurança globais, a McAfee provê soluções proativas e com qualidade comprovada e serviços que ajudam a manter sistemas e redes protegidos mundialmente, permitindo aos usuários conectarem-se à Internet, navegarem e realizarem compras pela Web com segurança. Apoiada por uma equipe de pesquisas premiada, a McAfee desenvolve produtos inovadores que capacitam os usuários domésticos, as empresas dos setores público e privado e os provedores de serviços, permitindo-lhes manter a conformidade com as regulamentações de mercado, proteger dados, prevenir interrupções, identificar vulnerabilidades e monitorar continuamente, além de incrementar a segurança em TI. [www.mcafee.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira