Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2009 - 11:33

Vidro desperta interesse de arquitetos sustentáveis


Material foi um dos principais elementos do projeto premiado de Renata Marangoni.

Por ser um produto ecologicamente correto, ou seja, com grande potencial de reutilização, o vidro tem despertado interesse de arquitetos que trabalham com projetos sustentáveis, porque além de poder ser reciclado também confere sofisticação, sensação de amplitude aos ambientes e uma grande flexibilidade na utilização.

Um exemplo destes profissionais é a arquiteta Marangoni, que acaba de conquistar a premiação com o melhor projeto sustentável da Casa Cor Campinas 2009. Além do prêmio na categoria Sustentável, o projeto da arquiteta, que levou o nome de “Casa Kids sustentável”, foi o único que mereceu lugar permanente no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, onde foi realizado o evento.

De acordo com a arquiteta, o vidro teve uma parcela significativa na conquista da premiação. “Em seu potencial para re-utilização, durabilidade e exigências de manutenção, além de desempenho ambiental e estético, o vidro é fantástico”, afirma Renata, que além dos vidros fornecidos pela Divinal Vidros, utilizou apenas materiais recicláveis e naturais, como plantas já existentes no local, pneus recicláveis que viraram pufes e embalagens Tetra Park que se transformaram em telhas da casa. “A Divinal Vidros ajudou a compor o projeto em seu aspecto lúdico e tecnológico, já que os vidros curvos fornecidos foram usados como revestimento de uma cúpula, que no projeto simbolizava o elemento Ar que nos leva à reflexão”, afirmou a profissional, que utilizou os principais elementos para idealizar sua obra.

Para José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, distribuidora no atacado e no varejo de vidros para construção civil, a procura por vidros de todos os tipos tem sido cada vez maior com a necessidade e a tendência de se optar por materiais ecologicamente corretos. “O Vidro é um material limpo na sua produção, oferece potencial de iluminação natural que ajuda a economizar energia elétrica, além de atualmente termos opções de vidros de controle solar, termo-acústicos, tudo para contribuir com menores impactos com meio-ambiente”, afirma José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, presente no mercado desde 1953.

Casa Kids Sustentável permanente - Agora as crianças e a sociedade campineira terão um espaço diferente para admirar e brincar, que ficará eternizado no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

A Casa Infantil Sustentável é uma casa em formato de um sapo que apresenta conceito 100% sustentável. O projeto é cheio de simbolismos, onde o sapo representa a transformação da natureza, homem e conto de fadas.

A estrutura da construção combina desenho criativo e melhor avaliação tecnológica, num harmonioso diálogo entre as modernas ciências e a magia dos contos de  fada.

Ambientes lúdicos – Vidro como elemento Ar - A entrada na Casa Kids Sustentável é feita pela lateral de uma das pernas do sapo e mede somente 1,3 metro de altura no total, obrigando os adultos a se abaixarem para passar pelo túnel construído sobre um espelho d´água. “Trata-se de um simbolismo. É como se, ao abaixar-se, o adulto possa fazer, permitindo a transposição de seu corpo e de sua mente para uma outra escala (a infantil) e um modo de vida calcado nos cinco elementos da natureza – água, terra, fogo, ar e éter – representados nos espaços internos da Casa Kids Sustentável”, diz a arquiteta.

Se a “água” é o elemento trabalhado nesse primeiro espaço da casa representado pelo túnel, o “ar” está presente no segundo ambiente destinado às idéias e reflexões. Aqui o material utilizado é o vidro curvo, fornecido pela Divinal Vidros, que beneficiou o produto exclusivamente para o projeto.  A introspecção pretendida na sala de literatura conecta-se com o mundo externo através da internet disponibilizada no lado oposto do ambiente, onde tudo é voltado para o lúdico, para o aprendizado, para a troca de informações. 

As ações propostas no terceiro espaço, representado pelo elemento “fogo”, incluem uma minicozinha na qual as crianças podem preparar “in loco”, receitas fáceis em equipamentos reais. Na contraposição, espaço para brincadeiras e atividades que incluem as artes circenses. 

No último ambiente, o espaço representado pelo elemento “terra”, prioriza a relação entre as pessoas por meio de jogos interativos ou coletivos. A saída, pela outra perna no sapo, tem 1,80 metros de altura, como se o adulto retomasse a postura ereta por estar mais consciente de seu papel evolutivo na natureza. “Todas as brincadeiras e atividades realizadas com os visitantes são focadas na melhor forma de utilizar os recursos naturais e no compromisso que todos devemos ter com o ambiente onde vivemos. É uma experiência única que nos leva a refletir sobre a nossa relação com a natureza”, resume Renata Marangoni. 

O elemento éter também chamado de quinta-essência esta acima de todos os demais elementos, presente no campo das idéias esta fica na imaginação de cada um através das ações experimentadas em cada espaço.   

A Casa Sapo fala por si só: reúne magia, tecnologia e consciência ambiental. O projeto é uma doação da Casa Cor Campinas e da arquiteta Renata Marangoni ao Parque Ecológico e ficará a disposição dos visitantes.

A Divinal Vidros foi fundada em 1953 e atua na comercialização, distribuição e processamento de vidros comuns, temperados, laminados, refletivos, vidros de controle solar, autolimpantes, serigrafados, insulados, curvos, entre outros. Em São Paulo, possui duas unidades no Bairro de Pinheiros e uma unidade no Bairro de Jaguaré, além da unidade em Belo Horizonte – MG. Em São Paulo a empresa é franqueada da marca Blindex de vidros temperados. [www.divinal.com.br.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira