Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2009 - 11:44

Só conhecer as ferramentas não basta

Mercado publicitário valoriza jovens que, além de formação, conhecem de tudo um pouco e não se prendem apenas ao domínio de programas gráficos.

Brasília - Mais um ano se aproxima do fim e, com ele, os jovens começam a encher a cabeça de questionamentos. Terminada a faculdade e com o diploma na mão, é hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Nessa época, as empresas recebem centenas de currículos dos recém-formados. Mas qual a melhor forma de, em uma folha de papel, entusiasmar o empregador?

Para o diretor de criação da agência fullDesign Comunicação Integrada fullDesign, Fernando Portela, o bom profissional é aquela pessoa que sabe de tudo um pouco, lê bastante e sabe colocar em prática as ideias propostas. "Recebemos cerca de dez currículos por dia, e a maioria vem com uma lista de programas que o candidato sabe mexer. Isso não é tudo", explica.

Portela recomenda que congressos, cursos e experiências não sejam deixados de fora do currículo. Além disso, o candidato tem que ler sobre diferentes temas e assuntos e não se prender apenas a matérias técnicas na faculdade. "Literatura e psicologia são fundamentais na publicidade", reforça.

Mercado - Hoje o mercado publicitário brasileiro é um dos cinco maiores do mundo. As agências de publicidades e serviços especializados em pesquisas investem cerca de R$ 1 bilhão em empregos diretos. Mas a rotatividade nesse mercado é grande, porque muitas empresas abrem e fecham rapidamente. Por isso, poucos publicitários ficam mais de três anos na mesma empresa. O cenário é altamente competitivo e os grandes clientes são disputadíssimos.

O grande mercado publicitário é o de São Paulo, mas a situação de Brasília não é ruim, já que na capital é possível conquistar contas governamentais e de grandes empresas. "Só vai para São Paulo quem já tem uma boa bagagem. E o trabalho no DF é muito interessante para construir essa experiência", analisa.

Dicas para conquistar seu espaço no mercado de trabalho: 1º - pesquisar o mercado de interesse e suas dinâmicas | 2º - conhecer profissionais de referência e a forma como eles atuam | 3º - ter curiosidade e interesse de crescer e se capacitar e | 4º - pensar que seu trabalho é parte da sua vida, não apenas a forma de sustento financeiro. O empregador percebe isso claramente na entrevista.

fullDesign - Conduzida por três jovens publicitários - Bruna Richard, Fabiano Abreu e Fernando Portela -, a fullDesign surgiu da necessidade desses empreendedores atenderem a demanda por soluções completas em comunicação. A empresa, há 6 anos, aposta no conceito de Comunicação Integrada, que propõe a interação entre todas as mídias. Também se preocupa em elaborar planos de comunicação abrangentes, que, além de integrar as mídias, demandam ações promocionais e indicam metas estratégicas a serem atingidas. Além de grandes clientes, acumula importantes prêmios locais, como o Prêmio Colunistas Propaganda 2007 e premiações nacionais como o Peixe Grande 2006 e o Prêmio Anatec de Mídia Segmentada 2007/2008, na categoria Campanha Publicitária Anunciante.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira