Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2009 - 12:45

Vestuário infantil: indústria brasileira finalmente terá padronização de medidas

Após o término da Consulta Pública que gerou mais de mil acessos, Comissão de Estudos da ABNT avaliará os comentários e fará os ajustes necessários.

A Consulta Pública sobre a Norma de Padronização do Vestuário Infantil, proposta pela Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foi encerrada no dia 06 de outubro, após receber mais de mil acessos por parte de empresários, lojistas e consumidores. O arquivo esteve em consulta pública desde 1º de julho, totalizando pouco mais de três meses disponíveis para visualização nos sites da ABNT e da FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê.

Do total de pessoas que, além de visualizarem a norma emitiram sua opinião sobre o conteúdo do documento, apenas uma foi contrária. Já as sugestões de mudança, seis, giraram em torno da inclusão de outras medidas. “Ficamos satisfeitos com o resultado, pois recebemos muitos acessos e apenas um voto contra. Quantos às sugestões, serão consideradas pela Comissão de Estudos da ABNT durante a finalização da norma”, afirma Roberto Chadad, presidente da Abravest.

A norma tem como objetivo atender as reais necessidades do mercado de vestuário. Para tanto, propõe que o tamanho das roupas seja baseado nas medidas das crianças e não mais na idade. Isso abrirá espaço para o e-commerce e para a exportação, além de facilitar as vendas e diminuir as trocas. O arquivo traz 24 medidas corporais estabelecidas pelas associações após consultas com confeccionistas, modelistas, anatomistas, associações de pediatras e até profissionais que atuam no comércio. Essas medidas poderão ser adotadas pelas indústrias e duas ou três delas aparecerão ao consumidor, indicadas na etiqueta.

Para Maria Adelina Pereira, Gestora do Comitê Brasileiro de Têxteis e Vestuário da ABNT CB17 e responsável pela formatação da norma, a padronização do vestuário infantil representa uma nova era para o setor. "A palavra Infantil remete ao futuro, um novo tempo em que um sistema organizado traz cada vez mais formas variadas para indicar tamanhos, porém sem deixar o consumidor perdido. É a era de informação detalhada que trará um melhor relacionamento produtor-consumidor", aposta.

A Comissão de Estudos da ABNT deve se reunir para finalizar o documento ainda em outubro e o início de sua utilização pelas indústrias têxteis está prevista para a segunda quinzena de novembro. A norma será vendida pela ABNT e haverá descontos especiais, como para microempresas, que pagarão um terço do valor.

Abravest: há 16 anos em busca da padronização A Associação Brasileira de Vestuário iniciou uma campanha em 1992 para definir e aplicar um padrão de medidas do setor têxtil nacional, visando melhorar a qualidade dos produtos brasileiros, aumentar as possibilidades de exportação, diminuir o custo de produção com o melhor aproveitamento dos tecidos e facilitar a organização de estoque e show-room pelos lojistas, além dos benefícios para o consumidor.

Em 2008, este trabalho ganhou força com a aprovação da norma técnica para o setor de meias, a NBR 15.525, que está sendo incorporada voluntariamente pelas indústrias associadas desde janeiro de 2009. O próximo passo é a efetivação da padronização do setor infantil. Em novembro será a vez do masculino e dezembro o feminino. Criada em 1982, a Abravest está situada em São Paulo, reúne empresas de todo o Brasil e congrega cerca de 63 Sindicatos Patronais Regionais do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira